O processo de implantação de modelo de gestão e governança em uma cooperativa de crédito: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043241164

Palavras-chave:

governança corporativa, cooperativas de crédito solidário, gestão de cooperativas

Resumo

Este estudo versa sobre gestão e governança corporativa e teve por objetivo diagnosticar as vantagens, desafios e aprimoramentos decorrentes da implantação de nova estrutura de gestão governança na Cooperativa de Crédito - Cresol Santo Cristo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e estudo de caso. As fontes foram secundárias, como bibliográficas e documentais, e primárias, através de entrevistas com dirigentes, lideranças e expertos em cooperativismo. Assim reconhece aportes da pesquisa participante e de observação direta. Os resultados revelam o aprimoramento das estruturas de gestão e governança do cooperativismo de crédito, com investimentos em capacitação de dirigentes, gestores, colaboradores e associas, a valorização dos princípios cooperativos, combinados com o aprimoramento da gestão de negócios, a transparência, e sustentabilidade e a adequação a exigências regulamentadoras do mercado financeiro Promove também alinhamento de diretrizes pela Cooperativa Central Sicoper, desenvolve a performance cooperativa e competitiva, contribui com a intercooperação e qualifica o sistema cooperativo de crédito e a sua sustentabilidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Luís Büttenbender, UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração, Mestre em gestão Empresarial, Especialista em Cooperativismo e Administração Estratégica e Administrador, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento - PPGD e ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação. UNIJUÍ

Dirce Maria Schreiner, Cresol Santo Cristo/RS e Unijuí

Pós-Graduada em Gestao de Cooperativas, Unijuí e Bacharel em Administração.

Ariosto Sparemberger, UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração, Mestre em Administraçaõ, Bacharel em Administração e Tecnólogo em Cooperativismo, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação. UNIJUÍ

Bruno Nonnemacher Büttenbender, UNIVATES/PPGAD

Mestre e Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD/Univates, Bacharel em Administração, Unijuí

Referências

ANDRADE, A.; ROSSETTI, J. P. Governança Corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

BACEN. Resolução n. 4434 de 05 de agosto de 2015. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/48507/Res_4434_v1_O.pdf. Acesso em: 13 jun. 2018.BRASIL. Lei complementar nº 130, de 17 de abril de 2009. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e revoga dispositivos das Leis nos 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e 5.764, de 16 de dezembro de 1971. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp130.htm Acessado em 03.02.2019.

BRASIL. Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5764.htm Acessado em 09.09.2018

BÜTTENBENDER, P. L. Governança In: Dicionário de Desenvolvimento Regional e Temas Correlatos. Porto Alegre RS: Ed. Conceito, 2017.

BÜTENBENDER, P. L. Cooperativismo na Região Noroeste do Rio Grande do Sul – Experiências de gestão cooperativa e de promoção do desenvolvimento. Ed. Sescoop/RS. Porto Alegre, 2010.

BÜTTENBENDER, P. L. Gestão de Cooperativas. Fundamentos, Estudos e Práticas. Ijuí/RS. Ed. Unijuí, 2011.

BÜTTENBENDER, P. L.; MAGRI, C. A. Fundamentos do Cooperativismo: Evolução, Histórico e Perspectivas. Francisco Beltrão, PR: Grafisul, 2018.

BÜTTENBENDER, P. L.; NICKEL, K. et al. Estruturas de governança corporativa em cooperativas e repercussões no âmbito territorial: o caso de uma cooperativa de crédito. In: Anais VIII SIDR, 2017, Santa Cruz do Sul. UNISC, 2017.

BÜTTENBENDER, P. L.; NICKEL, K.; HASS, F. R. Estudo sobre a estrutura de governança de uma cooperativa de crédito: o caso da Sicredi União RS In: Anais do III CONLAD - Congreso Latinoamericano de Administración. Posadas, MI, AR: Ed. UNAM, 2016.

COLLIS, J., HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CRESOL SANTO CRISTO. Cresol Santo Cristo. Disponível em: https://cresolsicoper.com.br/santo-cristo/quem-somos. Acesso em: 09 de maio 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGC. A Prática da Sustentabilidade: Desafios vividos por agentes da Governança Corporativa. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. São Paulo, SP: IBGC, 2009.

MAGRI, C. A. (org.) Cooperativismo de Crédito Solidário: reflexões e boas práticas. Passo Fundo: IFIBE, 2010. 325pg.

MAGRI, C. A., POMMERENING, E. J. (org.) O Cooperativismo financeiro e a agricultura familiar: gerando desenvolvimento sustentável. Joaçaba: Editora Unoesc, 2018. 152pg.

MEINEN, Ê. Governança nas Cooperativas de Crédito. Disponível em: http://cooperativismodecredito.coop.br/2010/10/ainda-sobre-governanca-nas-cooperativas-de-credito/. Acesso em: 29 abr. 2018.

MEINEN, Ê.; PORT, M. Cooperativismo Financeiro: Percurso Histórico, Perspectivas e Desafios. Brasília: Confebras, 2014.

MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1994. 256 pg.

OLIVEIRA, D. de P. R. de. Manual de Gestão de Cooperativas: uma abordagem prática. 2ed. São Paulo: Atlas, 2003. 318 pg.

PIES, M. P. Institucionalização e mudanças nas práticas organizacionais: um estudo dos mecanismos de governança no cooperativismo de crédito solidário / Marcelino Pedrinho Pies – São Caetano do Sul: USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2017.

SCHARDONG, A. Cooperativa de Crédito: instrumento de organização econômica da sociedade. Porto Alegre: Rigel, 2003.

SIQUEIRA, L. C.; BIALOSKORSKI, S. Práticas de governança corporativa indicadas para monitoramento: uma análise do nível de adoção em cooperativas agropecuárias. REGE. São Paulo – SP, Brasil, v. 21, n. 1, p. 43-63, jan./mar. 2014.

SOARES, M.; MELO SOBRILHO, A. Microfinanças: o papel do Banco Central do Brasil e a Importância do Cooperativismo de Crédito. Brasília: Banco Central do Brasil, 2008.

VENTURA, E. C. F. (Coord.). Governança cooperativa: diretrizes e mecanismos para o fortalecimento da

governança em cooperativas de crédito. Brasília: BCB, 2009. 256 p.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZAMBERLAN, L. (Org.) [et al.]. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

Büttenbender, P. L., Schreiner, D. M., Sparemberger, A., & Büttenbender, B. N. (2021). O processo de implantação de modelo de gestão e governança em uma cooperativa de crédito: um estudo de caso. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 8(15), 01–30. https://doi.org/10.5902/2359043241164

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)