Ativos e aportes do cooperativismo ao desenvolvimento regional: um olhar regional, do local para o global.

Autores

  • PEDRO LUÍS BÜTTENBENDER UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.
  • Ariosto Sparemberger UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.
  • Luciano Zamberlan UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.
  • Dionatan Perdonsini UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.
  • Bruno Nonnemacher Büttenbender UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043240082

Palavras-chave:

cooperativismo, desenvolvimento regional, missões

Resumo

Este estudo versa sobre o cooperativismo e seus impactos no desenvolvimento, tomando por base uma região. O objetivo desse estudo é o de mapear ativos e aportes positivos no processo de desenvolvimento da região Missões-Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Em termos de metodologia, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, qualitativa, documental  e de campo, de natureza exploratória e descritiva (STUMPF, 2005).  As fontes abrangem documentos, publicações, entrevistas, observação direta e pesquisa participante. O estudo reconhece as desigualdades inter e intrarregionais, destacando a região Missões-Noroeste, e o cooperativismo ao longo da evolução tem jogado papel importante no processo de desenvolvimento da região. O estudo confirma que as prioridades e ações das cooperativas, com limitadas práticas de intercooperação e de agregação de valor as cadeias produtivas, poderiam ser significativamente maiores. Apesar de algumas limitações e dificuldades, as cooperativas vem cumprindo com os fundamentos da sua própria natureza que é o de  contribuir com a dinâmica e no processo de desenvolvimento econômico e social da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PEDRO LUÍS BÜTTENBENDER, UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.

Doutor em Administração, Mestre em gestão Empresarial, Especialista em Cooperativismo e Administração Estratégica e Administrador, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento - PPGD e ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação. UNIJUÍ

Ariosto Sparemberger, UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.

Doutor, Mestre e Bacharel em Administração. Professor vinculado ao Departamento de Ciências Admnistrativas, Contbeis, Econômicas e da Comunicação da UNIJUI

Luciano Zamberlan, UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.

Mestre em Gestão Empresarial, Admnistrador, Professor vinculado ao Departamento de Ciências Admnistrativas, Contbeis, Econômicas e da Comunicação da UNIJUI

Dionatan Perdonsini, UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.

Graduado em Administração, foi Bolsista de Iniciação Científica e Atual Auxiliar Administrativo na Empresa Alibem

Bruno Nonnemacher Büttenbender, UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. IjuÍ, RS.

Mestre e Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES e Graduado em Administração pela UNIJUI.

Referências

ACI. Exploración de la Economía Cooperativa. Word Cooperative Monitor. Informe de 2018. Euricse-Aliança Cooperativa Internacional. https://monitor.coop/sites/default/files/publication-files/wcm2018es-es-web-656088611.pdf Acessado em 22. de. mar.2019.

ALBUQUERQUE, F. Desarrollo económico local y descentralización en América Latina. In: Revista de la CEPAL, nº. 82, abril 2004.

BENECKE, D.W. Cooperação & Desenvolvimento. Porto Alegre: Coojornal. 1.980.

BIALOSKORSKI NETO, S. Economia e Gestão de Organizações Cooperativas. 2ªEd. Atlas. São Paulo. 2012.

BROSE, M. Uma abordagem empírica sobre o desenvolvimento regional, como contribuição para o debate na Região Fronteira Noroeste (RS). In: Capacitação de executivos públicos e agentes sociais para a gestão pública e do processo de desenvolvimento local/regional integrado. Cadernos IPD, n 01, Gestão Públicas, Ijuí: Ed. UNIJUI, 2002.

BUARQUE, S.C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. Metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

BÜTTENBENDER, P.L; ROTTA, E.; HOFLER, C.E. O cooperativismo inserido na evolução e no desenvolvimento da Região Fronteira Noroeste. In: Cooperativismo na Região Nordeste do Rio Grande do Sul: experiências de gestão cooperativa e de promoção do desenvolvimento. Porto Alegre, RS: Editora Sescoop, 2010.

BÜTTENBENDER, P.L. Integração do Associativismo. Cadernos Cedope Unisinos, Editora São Leopoldo. UNISINOS, v. Ano 06. nº 12, 1994.

BÜTTENBENDER, P.L. Arranjos institucionais, Cooperação e Desenvolvimento. Redes econômicas, tecnológicas e sociais, sementes do desenvolvimento e agregação de valor. Ijuí/RS : Unijuí, 2010b.

BÜTTENBENDER, P.L. Cooperativismo na Região Nordeste do Rio Grande do Sul: experiências de gestão cooperativa e de promoção do desenvolvimento. Porto Alegre/RS: Editora Sescoop/RS, 2010a.

BÜTTENBENDER, P.L. Gestão de Cooperativas. Fundamentos, Estudos e Práticas. Ijuí/RS. Ed.Unijuí, 2011.

BÜTTENBENDER, P.L. O cooperativismo e o desenvolvimento regional: estudo sobre as contribuições das cooperativas e das associações no desenvolvimento da região noroeste. Perspectiva Econômica, n. 36. vol. 29, n. 86, São Leopoldo. Unisinos. 1995.

CARGNIN, A.P. et al . Dinâmicas territoriais recentes no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS. Ed. FEE, 2014.

CRESOL. Cooperativas de crédito se destacam no ranking de desembolsos do BNDES. https://cooperativismodecredito.coop.br/page/2/?s=cresol+2015

Acessado em: 15. de.jun.2016.

DALLABRIDA, V.R.; BÜTTENBENDER, P.L. Gestão, Inovação e Desenvolvimento. Santa Cruz do Sul: Editora UNISC, 2007.

FEE. Base de dados do RS e Regiões. Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2015. www.fee.rs.gov.br acessado em 20.03.2015.

FRANTZ, T. R. Cooperativismo empresarial e desenvolvimento agrícola: o caso da COTRIJUÍ. Ijuí: FIDENE, 1982.

FRANTZ, W. Caminhos para o Desenvolvimento pelo Cooperativismo. Ijuí: Unijuí, 2003.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MASY, R.C. Estrategia de desarrollo rural en los pueblos guaraníes (1609-1767). Barcelona. Instituto de Cooperación Iberoamericana E.A. Bosch. 1992.

OCB. Relatório e Diretrizes aprovados pelo 13° Congresso Brasileiro de Cooperativismo. OCB, Brasília. 2010. Em http://congresso.brasilcooperativo.coop.br/ Acessado em: 20.de.mar.2015.

REISDORFER, V.K. Introdução ao cooperativismo. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2014.

ROTTA, E. Desenvolvimento regional e políticas sociais no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, FSS/PUCRS, Tese de Doutorado, 2007.

RUZZARIN, A.P.C. et al. O cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento da região: um estudo a partir da Coopermil. In: Cooperativismo na Região Nordeste do Rio Grande do Sul: experiências de gestão cooperativa e de promoção do desenvolvimento. Porto Alegre/RS : Editora Sescoop/RS, 2010.

SANTOS, B.S. (Org.). Os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SCHNEIDER, J.O.; LAUSCHNER, R. O cooperativismo no Brasil: enfoques, análises e contribuições. Porto Alegre, RS: Fundação Friedrich Naumann, 1979.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo. Ed. Companhia das Letras. 2000.

SESCOOP/RS. Expressão do Cooperativismo Gaúcho. Porto Alegre/RS. Ed. Sescoop. 2012.

SESCOOP/RS. Expressão do Cooperativismo Gaúcho. Porto Alegre/RS. Ed. Sescoop. 2013.

SIEDENBERG, D.R. (org.). Dicionário do Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006.

STUMPF, I. R. C. Pesquisa bibliográfica. In A. Barros; J. Duarte (Orgs.), Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. pp.51-61.

VEIGA, J.E. Desenvolvimento Sustentável: um desafio do século XXI. Rio de Janeiro, Ed. Garamond. 2006.

VEIGA, S.M.; FONSECA, I. Cooperativismo uma revolução pacífica em ação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2020-07-13

Como Citar

BÜTTENBENDER, P. L., Sparemberger, A., Zamberlan, L., Perdonsini, D., & Büttenbender, B. N. (2020). Ativos e aportes do cooperativismo ao desenvolvimento regional: um olhar regional, do local para o global. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 7(13). https://doi.org/10.5902/2359043240082

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)