A educação cooperativista em modelo de tradução e controle da estratégia: estudo de caso em uma cooperativa agroindustrial
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043263544Palavras-chave:
Controle estratégico, Cooperativas agroindustriais, Mapa estratégico, Balanced Score Card, Educação cooperativista.Resumo
Este artigo trata da inserção da educação cooperativista como um fator crítico de sucesso em modelo de tradução e controle da estratégia em cooperativas agroindustriais, no contexto da realidade do Paraná - Brasil e, mais especificamente, de uma cooperativa agroindustrial paranaense. Partindo da base teórica sobre tradução e controle da estratégia e sobre movimento e educação cooperativista, foram realizadas entrevistas com especialistas em cooperativismo, seguidas de estudo de caso instrumental em uma cooperativa agroindustrial paranaense. São discutidas no artigo diversas interações que a educação cooperativista mantém, direta ou indiretamente, com outras categorias de análise do modelo de tradução e controle da estratégia em cooperativas agroindustriais, como a doutrina cooperativista, a missão da cooperativa, o equilíbrio entre a cooperativa e os associados, a cultura organizacional da cooperativa, o comprometimento, a fidelidade, a produção entregue na cooperativa e as sobras financeiras. Conclui-se que modelo dessa natureza deve considerar a educação cooperativista como um fator crítico de sucesso, relacionado à alavanca de controle do Planejamento, que conceba, programe e execute ações educacionais e de conscientização para conciliar a doutrina cooperativista com a cultura organizacional da cooperativa.
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