Práticas de governança em uma cooperativa de crédito: uma avaliação das percepções de agentes de governança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043253223

Palavras-chave:

cooperativa de crédito, governança corporativa, práticas de governança

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar as percepções de coordenadores (delegados) e colaboradores acerca das práticas de governança corporativa, bem como o modelo de governança regulamentador vigente que evidencia um padrão esperado de comportamento dos atores.  A pesquisa foi realizada em uma cooperativa de crédito e possui caráter quantitativo e descritivo. A amostra dos representantes dos associados compreendeu 116 coordenadores, eleitos pelo quadro social da cooperativa para representá-lo na assembleia geral. A amostra dos colaboradores foi definida pelo critério de cargos de gerência, totalizando 76 respondentes. A análise dos 192 questionários foi realizada por meio de análise fatorial e teste t de médias. Os resultados sobre a percepção dos coordenadores apresentaram divergências nas questões que trataram da representatividade. Os colaboradores divergiram quanto à gestão executiva, remetendo às responsabilidades e funções a eles atribuídas. A contribuição do estudo é a proposição do diagnóstico da aderência dos mecanismos de governança com as práticas sugeridas pelo órgão regulador (Banco Central do Brasil) e como os atores percebem sua implementação, além de sugestões de estratégias visando minimizar as diferenças nessas percepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimar Gerhard, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Mestre em Gestão de Cooperativas do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui MBA em Planejamento Financeiro em Cooperativa de Credito, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2012), especialista em Auditoria e Perícia Contábil, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000). Atualmente é diretor de operações da Cooperativa de Credito de Livre Admissão Parque das Araucárias PR/SC.

Vilmar Rodrigues Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Administração pela FGV-SP (2009), com estágio doutoral e pós-doutorado na Justus-Liebig-Universität Giessen-Alemanha, possui mestrado em Administração pela PUCPR (2003) e graduação em Matemática pela UFPR (1998). Atualmente é professor titular da PUCPR atuando na Escola de Negócios como professor e pesquisador no Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas e no curso de Administração. Tem experiência na área de Administração com ênfase em métodos quantitativos e sistemas de informações. Suas principais áreas de atuação são gestão estratética de riscos e análise de desempenho econômico e social.

Alex Sandro Quadros Weymer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Possui Doutorado em Administração pela PUCPR com ênfase em aprendizagem em redes interorganizacionais, Mestrado em Estratégia e Organizações pela UFPR, Especialização em Gestão Empresarial e graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou como gerente de recursos humanos (business partner) no Grupo Marista na área da solidariedade e em consultoria/capacitação na área de gestão de pessoas em várias organizações por meio da Escola de Negócios, tais como COAMO, LAR, CAPAL, UNIMED, SICRED, SICOOB, UNIPRIME, COOPERCARGA e Castrolanda. Atualmente é Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas na Escola de Negócios da PUCPR, lecionando as disciplinas de Métodos Qualitativos e Gestão Estratégica de Pessoas.

Referências

Andrade, A. & Rossetti, J. P. (2004). Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. São Paulo: Atlas.

Araújo, M. B. V. (2011). Informações contábeis e o risco de insolvência de cooperativas de crédito. Dissertação de mestrado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Barroso, M. F. G. (2009). Distribuição de resultados e desempenho de cooperativas de crédito: estudo comparativo no estado de São Paulo. Dissertação de mestrado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Boesche, L. (2015). Relação entre autogestão e governança em cooperativas agropecuárias do Paraná. Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, Curitiba, PR, Brasil.

Chagas, J. F. (2007). Governança corporativa – aplicabilidade do conceito, dos princípios e indicadores à gestão de pequenas e médias organizações. Disponível em: http://eco.unne.edu.ar/contabilidad/costos/VIIIcongreso/085.doc. Acesso em: 1 jun. 2017.

Croteau, J. T. (1968). A economia das cooperativas de crédito. São Paulo: Atlas.

Dal Magro, C. B., Gorla, M. C., Kroenke, A., & Hein, N. (2015). Ranking das cooperativas agropecuárias: um estudo dos indicadores de desempenho e a relação com atributos de governança corporativa. Organizações Rurais & Agroindustriais, 17(2), 253-268.

Favalli, R. T. (2010). Governança corporativa e análise do desempenho de cooperativas de crédito no Brasil. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Francisco, J. R. S. (2014). Índice de governança corporativa: criação de valor e desempenho nas cooperativas de crédito. Tese de doutorado em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Gil, A. C. (2009). Como elaborar projetos de pesquisa (4 ed.). São Paulo: Atlas.

Hair Jr, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados (6. ed.). Porto Alegre: Bookman.

Instituto Brasileiro De Governança Corporativa [IBGC]. (2009). Código das melhores práticas de governança corporativa (5 ed.). São Paulo.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa [IBGC]. (2015). Guia das melhores práticas de governança para cooperativas. São Paulo: IBGC. Recuperado em 3 de abril, 2016 de http://www.ibgc.org.br/userfiles/2014/files/Publicacoes/GUIA_DAS_MELHORES_PRATICAS_DE_GOVERNANCA_PARA_COOPERATIVAS.pdf.

Machuga, S.; Teitel, K. (2009). Board of director characteristics and earnings quality surrounding implementation of a corporate governance code in Mexico. Journal of International Accounting, Auditing & Taxation, 18(1), 1-13.

Organização das Cooperativas Brasileiras [OCB]. (n.d.). Manual de boas práticas de governança cooperativa. Recuperado em 7 de setembro, 2016 de http://governancacoop.brasilcooperativo.coop.br/.

Pinto, G. M. V. S., Funchal, B., & Costa, F. M. (2009). Governança corporativa e o desempenho das cooperativas de crédito do Brasil. Anais do International Association for Accounting Education and Research, São Paulo, SP, Brasil.

Quelhas, F. C. (2013). Governança corporativa: uma análise do comportamento organizacional das cooperativas. Anais do Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Niterói, RJ, Brasil.

Shleifer, A.; Vishny, R. W. (1997). A survey on corporate governance. The Journal of Finance, 52(2), 737-783.

Silveira, A. D. M. (2002). Governança corporativa, desempenho e valor da empresa no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Sousa Neto, J. A., & Reis, D. A. (2015). Os impactos da governança corporativa em uma cooperativa de crédito. Revista Gestão & Tecnologia, 15(2), 211-234.

Steinberg, H. (2003). A dimensão humana da governança corporativa: pessoas criam as melhores e as piores práticas. São Paulo: Gente.

Taylor, R. A. (1974). Credit unions and cooperative banking in developed and developing countries. Annals of Public and Cooperative Economics, 45(2), 105-118.

Trindade, L. Z. (2013). Análise dos custos das práticas de governança corporativa em cooperativas de crédito. Dissertação de mestrado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Trindade, L. Z., & Bialoskorski Neto, S. (2012). Uma análise da separação entre a propriedade e a gestão nas cooperativas de crédito brasileiras. Revista de Contabilidade e Organizações, 6(16). DOI: http://dx.doi.org/10.11606/rco.v6i16.52669

Ventura, E. C. F., Fontes Filho, J. R., & Soares, M. M. (2009). Governança cooperativa: diretrizes e mecanismos para fortalecimento da governança em cooperativas de crédito. Brasília: BCB.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Gerhard, A., Moreira, V. R., & Weymer, A. S. Q. (2021). Práticas de governança em uma cooperativa de crédito: uma avaliação das percepções de agentes de governança. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 8(16), 01–23. https://doi.org/10.5902/2359043253223

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)