Formação em Neurologia nos cursos de Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583443209

Palavras-chave:

Educação Superior, Neurologia, Terapia Ocupacional

Resumo

Os terapeutas ocupacionais atuam na reabilitação de disfunções neurológicas, para isso, durante a formação superior o Programa Político Pedagógico dos cursos contém disciplinas na área de Neurologia. Com o aumento da incidência de sequelas das disfunções neurológicas em adultos o terapeuta ocupacional deve estar apto para prestar assistência qualificada a esta clientela, tendo conhecimento dos aspectos neurológicos fundamentais para neuroreabilitação com vista em um cuidado integral em saúde. Assim, esta pesquisa objetivou analisar como os estudantes de Terapia Ocupacional, das Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul, avaliam o ensino em Neurologia proporcionado durante a graduação. Este estudo caracteriza-se por ser transversal, analítico-descritivo e quali-quantitativo. A coleta deu-se através de um questionário eletrônico com questões abertas e fechadas. A pesquisa contou com 25 estudantes, sendo em sua maioria das IES públicas. O estudo apontou uma insatisfação dos alunos quanto ao ensino em Neurologia ofertado, e dentre as justificativas relatadas estão: o aprendizado superficial, poucas disciplinas e o possível reflexo do despreparo na futura atuação profissional. Os dados deste estudo possibilitaram a visão da avaliação discente frente ao estudo ofertado em Neurologia que refletirá na atuação profissional dos futuros terapeutas ocupacionais.

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Biografia do Autor

Emilyn Borba da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana.

Elenir Fedosse, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

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Publicado

2020-08-06

Como Citar

Silva, E. B. da, & Fedosse, E. (2020). Formação em Neurologia nos cursos de Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul. Saúde (Santa Maria), 46(2). https://doi.org/10.5902/2236583443209

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