EFEITOS DE UM PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL SOBRE SINTOMAS DE DOR E FADIGA EM TRABALHADORES

Autores

  • Carolina Franciscatto UNIPAMPA
  • Juliana Costa da Rocha UNIPAMPA
  • Simone Lara UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583418850

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de ginástica laboral sobre os sintomas de dor e fadiga em servidores públicos municipais. Metodologia: O estudo ocorreu durante 08 semanas, onde participaram 23 trabalhadores, divididos em Grupo 1 (G1), que receberam palestras gerais em saúde e Grupo 2 (G2), que participaram do programa de Ginástica Laboral. Foram avaliados, antes e após intervenção, os sintomas de fadiga (questionário de Yoshitake), e os sintomas de dor cervical e lombar (Índice de Incapacidade do Pescoço ou IPP e Roland Morris, respectivamente).  Foram utilizadas análises descritivas, teste t de student pareado e teste Wilcoxon. Resultados: Houve redução de sintomas associados às dores cervicais e à fadiga no G2, o que não ocorreu no G1. Conclusão: O estudo evidenciou um impacto positivo de um programa de ginástica laboral na redução de dor e sintomas de fadiga em uma amostra de trabalhadores.

Descritores: Saúde do Trabalhador; Fadiga; Cervicalgia; Dor Lombar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Franciscatto, UNIPAMPA

Graduanda - curso de fisioterapia UNIPAMPA/campus Uruguaiana/RS.

Juliana Costa da Rocha, UNIPAMPA

Graduanda - curso de fisioterapia UNIPAMPA/campus Uruguaiana/RS.

Simone Lara, UNIPAMPA

Doutora em educação em ciências: química da vida e saúde (UFSM), mestre em ciências biológicas: fisiologia humana (UFRGS), docente do curso de fisioterapia da UNIPAMPA/ campus Uruguaiana/RS.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Franciscatto, C., Rocha, J. C. da, & Lara, S. (2016). EFEITOS DE UM PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL SOBRE SINTOMAS DE DOR E FADIGA EM TRABALHADORES. Saúde (Santa Maria), 42(2), 107–114. https://doi.org/10.5902/2236583418850

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)