Desenvolvimento motor e a estabilidade postural de estudantes de escolas rurais e urbanas: um estudo comparativo

Autores

  • Juciéle Dal-Soto Rodrigues Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Kellen Agarreberri Lencini Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS
  • Simone Lara Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583434331

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Equilíbrio postural, Estudantes

Resumo

Objetivo: Comparar o desenvolvimento motor e a estabilidade postural entre estudantes de escola pública da zona rural e urbana. Métodos: Trata-se de um estudo comparativo de corte transversal, onde foi incluída uma amostra composta por estudantes de 07 a 09 anos de idade, de ambos os gêneros, estudantes em uma escola pública localizada na área urbana, constituindo o Grupo Urbano (GU) e outra na área rural, integrando o Grupo Rural (GR). O desenvolvimento motor dos estudantes foi avaliado pelo método Movement assesssment Battery for Children (M-ABC-2), e o equilíbrio postural foi avaliado através da Posturografia Dinâmica Computadorizada, através dos testes de organização sensorial, subdivididos em 06 condições que avaliam os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo. Resultados: O desenvolvimento motor dos estudantes do GR foi superior aos estudantes do GU, tanto na pontuação total do teste, quanto nas modalidades de mirar e receber e de equilíbrio. O equilíbrio apresentou valores superiores no GR, quando comparados ao GU, nas condições 4 e 6 dos TOS, bem como o valor médio do teste (composite). Conclusões: Conclui-se que os estudantes do GR obtiveram um desenvolvimento motor e estabilidade superior aos estudantes do GU, sugerindo que o meio em que vivem pode interferir nessas variáveis.

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Biografia do Autor

Juciéle Dal-Soto Rodrigues, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Graduada em Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Kellen Agarreberri Lencini, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Doutora em educação em ciências: química da vida e saúde, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia e do PPG: educação em ciências pela Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Rodrigues, J. D.-S., Lencini, K. A., & Lara, S. (2019). Desenvolvimento motor e a estabilidade postural de estudantes de escolas rurais e urbanas: um estudo comparativo. Saúde (Santa Maria), 45(3). https://doi.org/10.5902/2236583434331

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