Desenvolvimento motor e a estabilidade postural de estudantes de escolas rurais e urbanas: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583434331Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Equilíbrio postural, EstudantesResumo
Objetivo: Comparar o desenvolvimento motor e a estabilidade postural entre estudantes de escola pública da zona rural e urbana. Métodos: Trata-se de um estudo comparativo de corte transversal, onde foi incluída uma amostra composta por estudantes de 07 a 09 anos de idade, de ambos os gêneros, estudantes em uma escola pública localizada na área urbana, constituindo o Grupo Urbano (GU) e outra na área rural, integrando o Grupo Rural (GR). O desenvolvimento motor dos estudantes foi avaliado pelo método Movement assesssment Battery for Children (M-ABC-2), e o equilíbrio postural foi avaliado através da Posturografia Dinâmica Computadorizada, através dos testes de organização sensorial, subdivididos em 06 condições que avaliam os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo. Resultados: O desenvolvimento motor dos estudantes do GR foi superior aos estudantes do GU, tanto na pontuação total do teste, quanto nas modalidades de mirar e receber e de equilíbrio. O equilíbrio apresentou valores superiores no GR, quando comparados ao GU, nas condições 4 e 6 dos TOS, bem como o valor médio do teste (composite). Conclusões: Conclui-se que os estudantes do GR obtiveram um desenvolvimento motor e estabilidade superior aos estudantes do GU, sugerindo que o meio em que vivem pode interferir nessas variáveis.
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