PREVALÊNCIA DE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL EM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Marciele Monzon Ziani UNIPAMPA
  • Antônio Adolfo Mattos de Castro UNIPAMPA
  • Simone Lara UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415419

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583415419

 

Objetivo: Estimar a prevalência de constipação intestinal em acadêmicas, e verificar se os métodos diagnósticos – Escala de Avaliação da Constipação e Critérios de ROMA III - apresentam similaridade e especificidade para avaliar a constipação intestinal. Métodos: Foi aplicado um protocolo com questões sobre hábitos de vida, critérios de Roma III, constipação auto-referida e Escala de Avaliação da Constipação. Resultados: A prevalência da constipação intestinal de acordo com os critérios de ROMA III foi de 63,7%, pela Escala de Avaliação da Constipação foi de 46,6%, e pela constipação intestinal auto-referida 26,4%. Dos fatores de risco investigados, verificou-se que o estresse e a ansiedade associados obtiveram associação significativa com a constipação intestinal. Observou-se que os métodos diagnósticos apresentaram boa similaridade para avaliar a presença de constipação intestinal. Conclusão: Encontrou-se uma prevalência relevante de constipação intestinal em estudantes e boa similaridade entre os métodos diagnósticos.

Descritores: Doença Crônica; Constipação Intestinal; Prevalência; Diagnóstico; Estudantes de Ciências da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciele Monzon Ziani, UNIPAMPA

ACADÊMICA DO CURSO DE FISIOTERAPIA-UNIPAMPA

Antônio Adolfo Mattos de Castro, UNIPAMPA

Docente do curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Simone Lara, UNIPAMPA

Docente do curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Ziani, M. M., Castro, A. A. M. de, & Lara, S. (2015). PREVALÊNCIA DE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL EM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE. Saúde (Santa Maria), 41(1), 201–208. https://doi.org/10.5902/2236583415419

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)