Fatores associados ao consumo de refrigerantes em adolescentes de São Paulo-SP
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583448144Palabras clave:
Consumo de alimentos, bebidas gaseificadas, nutrição do adolescenteResumen
OBJETIVO: Avaliar o consumo de refrigerante e fatores associados em adolescentes. MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo transversal, com população constituída por adolescentes de ambos os gêneros, que cursavam do 1º ao 3º ano do ensino médio de 12 escolas pertencentes ao Centro Paula Souza, São Paulo, com idade entre 14 e 19 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionário o primeiro adaptado para a realidade brasileira a partir do EAT Project, e o segundo desenvolvido com base na Pirâmide dos Alimentos adaptada para população brasileira. As análises foram realizadas pelo software SPSS versão 18.0, considerando um nível de significância de 5% (p ≤ 0,05).RESULTADOS: Dos 1167 adolescentes avaliados, a idade média era de 16 anos (±0,987), sendo a maioria do sexo masculino (51,1%). O consumo médio de refrigerante foi de 1,54 (±1,07) copos por dia, o local de maior acesso ao refrigerante era em casa e o principal fator determinante para o consumo foi o sabor. Os fatores associados ao maior consumo de refrigerante foram ser do sexo masculino (p<0,001), disponibilidade domestica da bebida (p=0,000), estar tentando ganhar massa muscular (p=0,000), maior tempo de televisão (p=0,013) e assistir televisão durante o jantar (p=0,011). CONCLUSÃO: Os fatores associados ao maior consumo de refrigerantes entre os adolescentes foram ser do sexo masculino, ter a disponibilidade da bebida em casa, estar tentando ganhar massa muscular, maior tempo em frente à televisão.
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