RELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO BOLSA FAMÍLIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA, RS.

Autores

  • Mariana Balestrin Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS – Palmeira das Missões)
  • Vanessa Ramos Kirsten Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS – Palmeira das Missões)
  • Daniela Paini Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS – Palmeira das Missões)
  • Rafael Ferreira Dalmolin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583421357

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o estado nutricional dos escolares que frequentam as escolas públicas do município de Caiçara, RS. Trata-se de um estudo transversal em que foram convidados a participar todos os escolares de 0 a 19 anos matriculados nas escolas municipais e estaduais de Caiçara, no ano de 2015. Os procedimentos de coleta de dados seguiram as recomendações do SISVAN. Observou-se que 97,9% (n=784) dos escolares encontram-se com estatura adequada para a idade. Em relação ao Índice de Massa Corporal por Idade (IMC/I), observou-se um percentual de excesso de peso de 29,1% (n=233). Porém esses associações significativas entre o estado nutricional e o sexo, a zona da escola e o recebimento do benefício social. Esses resultados são importantes para mostrar que as intervenções nutricionais em crianças e adolescentes são necessárias, permitindo prevenir e controlar riscos nutricionais.

Descritores: Avaliação Nutricional; Vigilância Nutricional; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação; Crianças; Adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Balestrin, Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS – Palmeira das Missões)

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/Palmeira das Missões (2013). Atualmente é Nutricionista Responsável Técnica pela Alimentação Escolar do Município de Caiçara/RS. Mestranda em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen. Pós-Graduada em Gestão e Organização em Saúde Pública pela UFSM (2015).

Vanessa Ramos Kirsten, Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS – Palmeira das Missões)

Professora Adjunta Nível II do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS - Palmeira das Missões). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialista em Nutrição Clínica pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Graduou-se Nutricionista pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Foi professora assistente dos Cursos de Nutrição da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Daniela Paini, Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS – Palmeira das Missões)

Graduanda em Nutrição pela UFSM

Rafael Ferreira Dalmolin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI

Graduando em Matemática.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Balestrin, M., Kirsten, V. R., Paini, D., & Dalmolin, R. F. (2016). RELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO BOLSA FAMÍLIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA, RS. Saúde (Santa Maria), 42(2), 203–213. https://doi.org/10.5902/2236583421357

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)