RELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM O RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO BOLSA FAMÍLIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA, RS.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583421357Abstract
Este estudo objetivou avaliar o estado nutricional dos escolares que frequentam as escolas públicas do município de Caiçara, RS. Trata-se de um estudo transversal em que foram convidados a participar todos os escolares de 0 a 19 anos matriculados nas escolas municipais e estaduais de Caiçara, no ano de 2015. Os procedimentos de coleta de dados seguiram as recomendações do SISVAN. Observou-se que 97,9% (n=784) dos escolares encontram-se com estatura adequada para a idade. Em relação ao Índice de Massa Corporal por Idade (IMC/I), observou-se um percentual de excesso de peso de 29,1% (n=233). Porém esses associações significativas entre o estado nutricional e o sexo, a zona da escola e o recebimento do benefício social. Esses resultados são importantes para mostrar que as intervenções nutricionais em crianças e adolescentes são necessárias, permitindo prevenir e controlar riscos nutricionais.
Descritores: Avaliação Nutricional; Vigilância Nutricional; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação; Crianças; Adolescentes.