EDUCAÇÃO EM SAÚDE: estratégias interdisciplinares visando a segurança do paciente no ambiente hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583441784Palabras clave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Segurança do Paciente, Pesquisa InterdisciplinarResumen
Identificar estratégias interdisciplinares de educação em saúde, no contexto de trabalho hospitalar, com foco na segurança do paciente. Revisão de literatura nas bases de dados PubMed e LILACS, utilizando os descritores: “Educação em Saúde”; “Pesquisa Interdisciplinar” e “Segurança do Paciente”. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2015 e 2019 nos idiomas português e/ou inglês; foram excluídos os artigos duplicados, artigos de revisão, os que não representavam o tema pesquisado, os desenvolvidos fora do ambiente hospitalar, os desenvolvidos por acadêmicos em formação e que tratavam exclusivamente da técnica de comunicação. Foram selecionados oito artigos caracterizados em três temáticas: tecnologia e simulação, na qual todos os artigos selecionados apontam melhorias na qualidade do atendimento ofertado ao paciente e no trabalho em equipe; farmácia e medicamentos, que possibilitaram a diminuição de erros de prescrição e administração; e prevenção de quedas, que problematizou a mudança de comportamento a partir da conscientização e educação. As estratégias interdisciplinares de educação em saúde, no contexto de trabalho hospitalar, com foco na segurança do paciente, podem reduzir lesões decorrentes do tratamento e melhorar o cuidado hospitalar para o paciente.
Identificar estratégias interdisciplinares de educação em saúde, no contexto de trabalho hospitalar, com foco na segurança do paciente. Revisão de literatura nas bases de dados PubMed e LILACS, utilizando os descritores: “Educação em Saúde”; “Pesquisa Interdisciplinar” e “Segurança do Paciente”. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre 2015 e 2019 nos idiomas português e/ou inglês; foram excluídos os artigos duplicados, artigos de revisão, os que não representavam o tema pesquisado, os desenvolvidos fora do ambiente hospitalar, os desenvolvidos por acadêmicos em formação e que tratavam exclusivamente da técnica de comunicação. Foram selecionados oito artigos caracterizados em três temáticas: tecnologia e simulação, na qual todos os artigos selecionados apontam melhorias na qualidade do atendimento ofertado ao paciente e no trabalho em equipe; farmácia e medicamentos, que possibilitaram a diminuição de erros de prescrição e administração; e prevenção de quedas, que problematizou a mudança de comportamento a partir da conscientização e educação. As estratégias interdisciplinares de educação em saúde, no contexto de trabalho hospitalar, com foco na segurança do paciente, podem reduzir lesões decorrentes do tratamento e melhorar o cuidado hospitalar para o paciente.
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