COMPARAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS UTILIZANDO DOIS PONTOS DE CORTE DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415222Resumen
Objetivo: Comparar dois pontos de corte do Índice de Massa Corporal (IMC) para idosos para avaliação do estado nutricional. Métodos: estudo do tipo quantitativo, descritivo e transversal realizado com a população acima de 60 anos da cidade de Palmeira das Missões, RS. Amostra calculada compreendeu 424 idosos selecionados aleatoriamente, considerando uma margem de erro de 5%. As variáveis estudadas foram as características sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade e renda) e o IMC cuja classificação foi comparada utilizando-se dois pontos de corte: Nutrition Screening Initiative e Organização Pan Americana de Saúde. Resultados: Os participantes foram predominantemente do sexo feminino (68,4%), com idade entre 60 a 69 anos (50,2%), e baixa renda. Os dois métodos concordaram em 100% quando comparados na categoria pré-obesidade e obesidade com o sobrepeso; na categoria baixo peso e eutrofia concordaram 70%. Conclusão: os dois pontos de corte de classificação do IMC para idosos concordam entre si particularmente na avaliação do sobrepeso e obesidade.
Descritores: Envelhecimento; Índice de Massa Corporal; Idosos; Estado Nutricional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.