EXERCÍCIOS DE VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO EM PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS: INTERESSE CIENTÍFICO

Autores/as

  • Sebastião David Santos Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raquel Mattos Bernardo Universidade do Grande Rio
  • Fabiana Azevedo Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrícia Foes Meyer Universidade Potiguar
  • Oscar Ariel Ronzio Universidad de Buenos Aires
  • Silvio Speranza Vilar Guedes Universidade Estácio de Sá
  • Ricardo Gass Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Dannuey Machado Cardoso Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rafael Kniphoff da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Éboni Marília Reuter Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Dulciane Nunes Paiva Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Mario Bernardo-Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583410880

Resumen

O objetivo do presente estudo foi identificar o interesse científico, avaliando o número de publicações (NP) citadas por ano sobre exercício de vibração no corpo inteiro (EVCI) isolado e em associação a aplicações clínicas. A pesquisa foi realizada no PubMed, com a palavra-chave “whole body vibration” isolada ou em associação com doenças ou com envelhecimento. Foi demonstrado aumento crescente do interesse científico sobre EVCI nos últimos anos. Um elevado NP com as variáveis idoso e dor lombar foi identificado, indicando que as plataformas que possam gerar vibrações e os EVCI podem ser uma intervenção efetiva para o tratamento de alterações musculoesqueléticas em indivíduos treinados, não treinadas e idosos. Torna-se necessário ter atenção com aqueles que realizam EVCI em plataformas vibratórias devido as suas reações individuais, pois as informações científicas ainda são limitadas.

 

Descritores: Exercício; PubMed; Idoso; Vibração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sebastião David Santos Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Gama Filho (1983), graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Gama Filho (1997), especialização em Biofísica pelo Conselho Regional de Biologia do Rio de Janeiro (1997), mestrado em BIOLOGIA HUMANA E EXPERIMENTAL pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em CIÊNCIAS DA SAÚDE pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), pós-doutorado em CIÊNCIAS pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e pós-doutorado em CIÊNCIAS pela "University of Birmingham" (2012). Professor Titular de Biofísica do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (1985-2008). Diretor do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro Universitário de Volta Redonda (1991-1993/2005-2006). Professor Adjunto I de Biofísica e Fisiologia do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra (2008-2012). Professor de Biofísica do Curso de Medicina e de Radiobiociências dos Cursos de Biologia e de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008-2013). Atualmente é Professor de Biossegurança e Bioestatística do Centro Universitário UniFacex (2014-atual). Em Pesquisa tem experiência na área de Biofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biofísica, Bioquímica, Fisiologia Humana e Geral, Eletrotermofototerapia, Fisioterapia cardíaca e respiratória, Radiofarmácia, Pesquisa básica com radiofármacos, Marcadores inflamatórios cardiovasculares, Pesquisa em bancos de dados e em morfologia. Realiza pesquisa na área de farmácia experimental, estudando efeitos biológicos induzidos por agentes químicos e físicos, e avaliando os efeitos biológicos de extratos aquosos de plantas medicinais e agente físicos em marcadores inflamatórios em sangue de ratos Wistar.

Raquel Mattos Bernardo, Universidade do Grande Rio

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2008), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2007), graduação em Medicina pela Universidade do Grande Rio(2014) e especialização em Especialização em Histocompatilibidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2009). Atualmente é Médico da Hospital São Lucas. Tem experiência na área de Biofísica.

Fabiana Azevedo Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho (2003), com especialização em Fisioterapia Neurofuncional. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia neurofuncional e pediátrica.

Patrícia Foes Meyer, Universidade Potiguar

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Pós-doutorado pela Universidade de Birmingham. Atualmente é fisioterapeuta proprietária da Clinica Biofisio, docente da Universidade Potiguar(UNP) e Centro Universitario do Rio Grande do Norte, Coordenadora da pós-graduação da pós-graduação da Universidade Potiguar, Docente da Pos-graduação da Escola Superior da Amazonia (EZAMAC, Belem), Pontifica Universidade Catolica do Rio Grande do Sul, Universidade Tiradentes de Sergipe, Universidad Finis de Terrae (Santiago, Chile), Universidad Barceló (Argentina), Universidad Europea de Madrid (Espanha), Escola Superior de Tecnologia da Saúde (Portugal) e Universidad San Simon (Bolivia), Universidad Marista Valladolid (Mexico). Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Dermato Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia Dermatofuncional, fisioterapia, pós-operatório, cirurgia plastica, drenagem linfática manual e eletroterapia. Em Pesquisa tem experiência na área de Biofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biofísica, Eletrotermofototerapia e Radiofarmácia, Pesquisa básica com radiofármacos e imunologia.

Oscar Ariel Ronzio, Universidad de Buenos Aires

Universidad Maimónides, Universidad Favaloro, Universidad Del Salvador – Argentina.

Silvio Speranza Vilar Guedes, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2004). Fisioterapeuta da equipe do Centro Médico de Ipanema(2004- atual). Especialização em fisioterapia gerontológica UnATI-UERJ(2006). Realiza treinamento profissional na UnATI / UERJ(2006 -atual). Membro da câmara técnica de fisioterapia na saúde do idoso do Crefito 2(2011 -atual). Realiza estágio voluntário no Departamento de Biofísica e Biometria da UERJ(junho / 2013 - atual).

Ricardo Gass, Universidade de Santa Cruz do Sul

Fisioterapeuta pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - RS. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é pesquisador bolsista CAPES no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Dannuey Machado Cardoso, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012) e graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2008). Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências Pneumológicas da UFRGS - nível doutorado e professor assistente da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, tutor da residência multiprofissional do Hospital Santa Cruz - HSC, pesquisador-colaborador da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, pesquisador do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA e UNISC. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: Capacidade funcional, DPOC, pressão positiva e eletromiografia da musculatura respiratória.

Rafael Kniphoff da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2010), pós-graduação em Reabilitação de Membros Superiores - Terapia da Mão pela Faculdade Inspirar (2012) e mestrado em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015). Atualmente é fisioterapeuta da Orthoklinik (Clínica de Ortopedia e Traumatologia) e fisioterapeuta do Serviço de Reabilitação Física - Nível Intermediário na Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Terapia da Mão.

Éboni Marília Reuter, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2011), especialização em Terapia Intensiva (2014) e mestrado em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015). Atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde pública, criança, saúde do trabalhador e estilo de vida.

Dulciane Nunes Paiva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993). Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) tendo atuado no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Doutora em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Consultora Ad Hoc do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq). Tem experiência na área da Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisiologia Respiratória, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Reablitação Cardiopulmonar. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Permeabilidade Pulmonar, Avaliação da Capacidade Funcional na DPOC e no Idoso, Reabilitação na DPOC, Ventilação Não-Invasiva e sobre os efeitos posturais sobre a ventilação pulmonar.

Mario Bernardo-Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (Biomedicina) (1973), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2006), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1978) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1988). Especialista em Acupuntura. Atualmente é Professor Titular da UERJ no regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área de Biofísica trabalhando em projetos envolvendo o uso de radiofármacos para avaliar ações biológicas de agentes químicos (naturais e sintéticos) e de agentes físicos de interesse para a Fisioterapia. Responsável por projetos de pesquisa que investigam os efeitos das vibrações geradas em plataformas oscilantes/vibratórias em modelo experimental e com pacientes com síndrome metabólica ou gonalgia. Também realiza trabalhos científicos com abordagens clínicas e avalia o interesse da comunidade científica em investigar temas de interesse na Área de Ciências da Saúde utilizando bancos de dados.

Publicado

2015-12-18

Cómo citar

Santos Filho, S. D., Bernardo, R. M., Santos, F. A., Meyer, P. F., Ronzio, O. A., Guedes, S. S. V., Gass, R., Cardoso, D. M., Silva, R. K. da, Reuter, Éboni M., Paiva, D. N., & Bernardo-Filho, M. (2015). EXERCÍCIOS DE VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO EM PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS: INTERESSE CIENTÍFICO. Saúde (Santa Maria), 41(2), 19–26. https://doi.org/10.5902/2236583410880

Artículos más leídos del mismo autor/a