PERCEPTIONS OF THE WORLD ECONOMIC FORUM ON LABOR IN THE FOURTH INDUSTRIAL REVOLUTION AND REFLECTIONS FROM THE PERSPECTIVE OF DECENT WORK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369455258

Palavras-chave:

Cooperação Internacional, Fórum Econômico Mundial, Quarta Revolução Industrial, Trabalho Decente, OIT.

Resumo

Este artigo pretende reconstituir os elementos que estruturam o conteúdo da expressão “Quarta Revolução Industrial”, tal como adotada pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), e cotejar tal conteúdo com os propósitos da promoção do Trabalho Decente, nos termos difundidos pela Organização Internacional do Trabalho. Trata-se de investigação de cunho exploratório e analítico, para qual empregaram-se a metodologia dedutiva de abordagem e a metodologia bibliográfica de procedimento, com ênfase no exame de documentos oficias (estudos e relatórios) do FEM, editados entre 2014 e 2019 e cujo teor aborde mais diretamente os impactos da Quarta Revolução Industrial no mundo do trabalho, sobretudo nas dimensões estratégicas de promoção do Trabalho Decente preceituadas pela OIT. Ao final, conclui-se do quanto consta dos documentos examinados que, a despeito das aproximações aparentemente cogitáveis entre os objetivos estratégicos da promoção do Trabalho Decente e o tratamento dos impactos da Quarta Revolução Industrial no mundo do trabalho, tal se estabelece como artifício retórico, destituído de aptidão para atacar o âmago da intensificação da exploração da força de trabalho e da desigualdade social, agudizadas pelo avanço tecnológico sobre as formas de labor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Beltramelli Neto, PUC-Campinas

Professor Titular Categoria A1 da PUC-Campinas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito, linha de pesquisa "Cooperação Internacional e Direitos Humanos", grupo de pesquisa Direito num Mundo Globalizado (CNPQ/PUC-Campinas). Pós-doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, integrando o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - CESIT. Doutor em Direito (2013) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre (2007) em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Especialista (2001) em Direito e Processo do Trabalho pela PUC-Campinas (2001). Graduado pela PUC-Campinas em 1999. Membro do Ministério Público do Trabalho (Procurador do Trabalho). 

Leandro Faria Costa, PUC-Campinas

 Integrante do Programa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da PUC-Campinas, tendo desenvolvido, no contexto da linha de pesquisa "Cooperação Internacional e Direitos Humanos" e do Grupo de Pesquisa "Direito num Mundo Globalizado", sob o Plano de Pesquisa intitulado "Quarta Revolução Industrial, relações de trabalho e desenvolvimento sustentável na perspectiva do Fórum Econômico Mundial", sob orientação do Professor Doutor Silvio Beltramelli Neto, para cuja execução recebeu fomento da Reitoria da PUC-Campinas (Bolsa FAPIC/Reitoria) no período 2019-2020. Tendo sido renovada para novo projeto no período 2020-2021, no contexto da linha de pesquisa "Cooperação Internacional e Direitos Humanos" e do Grupo de Pesquisa "Direito num Mundo Globalizado" com o Plano de Trabalho intitulado "Trabalho Decente e Tecnologia em tempos de Quarta Revolução Industrial: análise qualitativa da jurisprudência comparada acerca da prestação de serviços por intermédio de plataformas digitais", também sob orientação do Professor Doutor Silvio Beltramelli Neto, para cuja execução recebe fomento do CNPQ na modalidade IC. Foi monitor de Sociologia Geral, de Introdução ao Estudo do Direito I e II. Integrante da Frente Moradia do Núcleo de Estudos Clínicos em Direitos Humanos (NECDH) da PUCCAMP, grupo destinado ao estudo, pesquisa e atuação no âmbito da promoção e proteção dos direitos humanos. Estagiário da Assistência Judiciária "Dr. Carlos Foot Guimarães" da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

Beltramelli Neto, S., & Costa, L. F. (2021). PERCEPTIONS OF THE WORLD ECONOMIC FORUM ON LABOR IN THE FOURTH INDUSTRIAL REVOLUTION AND REFLECTIONS FROM THE PERSPECTIVE OF DECENT WORK. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 16(1). https://doi.org/10.5902/1981369455258

Edição

Seção

Artigos científicos