EDUCACIÓN Y DERECHOS HUMANOS EN LOS DISCURSOS DEL SUJETO COLECTIVO AGENTES PENITENCIARIOS DEL CONJUNTO PENAL TEIXEIRA FREITAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369440603

Palabras clave:

Agentes penitenciarios, Educación en derechos humanos, Políticas públicas, Sistema penitenciario.

Resumen

El artículo analiza los discursos del sujeto colectivo de agentes penitenciarios del Conjunto Penal Teixeira de Freitas sobre educación y derechos humanos. Con este fin, se adoptó un enfoque cualitativo y cuantitativo, basado en las metodologías de estudio de caso y las metodologías del Discurso del sujeto colectivo (DSC), utilizando los recursos metodológicos de observación directa, análisis de documentos y entrevistas estructuradas. Debido al tamaño de la población, se realizó una muestra de 37 agentes. Con respecto al análisis de datos, se utilizó el método de triangulación, así como el análisis discursivo presente en el DSC. La triangulación de datos se produjo entre los diversos documentos que guían el funcionamiento del sistema y el papel del oficial correccional. Por otro lado, para la construcción y análisis de los DSC, se utilizó QualiQuantiSoft®. Al final, hubo una falta de conocimiento del concepto de educación en derechos humanos y sus normas, y existe la necesidad de trabajar adecuadamente en la enseñanza de este tema con la categoría de manera universal e integrada con su práctica laboral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo da Silva Carneiro Sousa, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Área de Concentração em Gestão da Educação e Redes Sociais, vinculado a temática das Políticas Públicas e Direitos Humanos aplicados à Educação. Pós-Graduado em Direito Tributário pela UNEB. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Pinheiros. Advogado (OAB/BA 40.655) formado pelo Departamento de Educação, Campus VIII, da UNEB. Professor Substituto e Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural e da Temática Indígena (CEPITI), do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH) e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Educação e Direitos Humanos (GEDH) da UNEB. Professor Assistente e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Direito, Estado e Cultura (GEPIDEC) da Faculdade do Sul da Bahia (FASB).

José Cláudio Rocha, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Centro de Ciência Jurídicas (CCJ), Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional Eirene, [2014-2015]; Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) [2001-2006]; Mestre em Educação pela UFBA [1998-2001]; Especialista em Administração Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) [1997]; Especialista em Gestão de Projetos de Pesquisa e Pós-Graduação pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO) [2014]; Especialista no Ensino de Ética, Desenvolvimento e Capital Social no Instituto de Estudos Avançados para as Américas (INEAM) da Organização dos Estados Americanos (OEA) [2005]; Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília/Ágere Advocacy/Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) [2006]. É pesquisador nas linhas de Desenvolvimento e Humanidades. Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é coordenador do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), reconhecido como Centro de Pesquisa pelo CONSU/UNEB Resolução 1.247/2016. É bolsista Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) do CNPQ, nível 1ª (doutorado) e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Atua como docente na graduação em direito e na pós-graduação, sendo orientador de mestrado e doutorado. É líder dos grupos de pesquisa em Gestão, Educação e Direitos Humanos (GEDH) e CriaAtivos: criando um novo mundo. É avaliador do Instituto Anísio Teixeira (INEP/MEC) vinculado ao BASIS/EMEC desde 2006. No Centro de pesquisa (CRDH/UNEB) coordena os seguintes laboratórios: Observatório da Educação em Direitos Humanos (OBEDHUC); Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) CriaAtiva; Laboratório de Imagem, Memória e Documentação (LIMDO); Laboratório de Áudio e Sonorização (LASO); Portal Mobte na internet e redes sociais; Maker: criativo e digital; Memorial de Pesquisa do CRDH/UNEB. Certificado como gestor de projetos sociais (Project Management for Development) pela APMG International Accrediting Professional, tem experiência na formação e consultoria de organizações do terceiro setor e Empreendimentos Econômicos Solidário (EES) criativos. Autor de diversos livros e artigos científicos recebeu vários prêmios pelo trabalho em prol da sociedade brasileira como destaque para a Medalha Thomé de Souza outorgada pela Câmara Municipal de Salvador [2018]; Título de Cidadão de Camaçari [2017] e o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos OEI/MEC/SEDH/UNDIME. Tem experiência internacional na China, Estados Unidos da América, Cuba, Panamá, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Paraguai, México, Portugal e Espanha.

Publicado

2021-08-11

Cómo citar

Sousa, L. da S. C., & Rocha, J. C. (2021). EDUCACIÓN Y DERECHOS HUMANOS EN LOS DISCURSOS DEL SUJETO COLECTIVO AGENTES PENITENCIARIOS DEL CONJUNTO PENAL TEIXEIRA FREITAS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(3), e40603. https://doi.org/10.5902/1981369440603

Número

Sección

Artigos científicos