A decolonização da criminologia e o preconceito cultural: diálogos entre o norte e o sul global
DOI:
https://doi.org/10.5902/1981369489224Palavras-chave:
Criminologia Global, Criminologia Cultural, Crimonologia Internacional, Colonialismo, ColonialidadeResumo
Se quisermos fazer alguns avanços na criminologia internacional, precisamos encarar o fato de que, historicamente, o conhecimento criminológico tem sido frequentemente utilizado como uma forma de apoio ao regime colonial e autoritário e reconhecer que na atual quadra histórica os criminologistas internacionais operam em grande parte em um contexto culturalmente mal-informado no qual uma validade “universal” das teorias ocidentais é implicitamente tida como certa. Partindo da famosa crítica de Edward Said ao “orientalismo” dos acadêmicos ocidentais, da noção de “razão negra” de Achille Mbembe, e das teorias decoloniais de Quijano, Mignolo, Dussel e outros, investigaremos como as etnografias de baixo para cima, os debates antropológicos culturais sobre “paisagens” culturais e um olhar periférico poderiam ajudar a decolonizar a criminologia. Em conclusão, argumenta-se que uma criminologia internacional culturalmente informada não se baseia no simplesmente em perspectivas humanitárias ou na vergonha de um passado colonial, mas sim que ela é fundamental se quisermos compreender o mundo que nos rodeia e, na verdade, as questões “glocais” que enfrentamos.
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