O CONTROLE FINALÍSTICO DE INCENTIVOS TRIBUTÁRIOS À LUZ DO PROPÓSITO DO DIREITO NA TEORIA DE SCOTT SHAPIRO: UMA ANÁLISE CRÍTICA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369439586

Palavras-chave:

Controle, Extrafiscalidade, Shapiro, Tese do propósito moral, Tributação.

Resumo

O presente artigo objetiva contribuir para o aprimoramento do controle de incentivos tributários no direito brasileiro. Neste âmbito, em que os tributos são manuseados para além da arrecadação de receitas, observa-se, em relação ao controle finalístico, baixa densidade normativa em dispositivos constitucionais e legais. Pretende-se analisar criticamente este tema a partir da tese central da teoria do direito de Scott Shapiro, qual seja, a tese do propósito moral do direito (moral aim thesis). Para tanto, o trabalho está dividido em três partes: a) na primeira, apresenta-se a tese do propósito moral do direito; b) na segunda, sustenta-se a importância de um controle de incentivos tributários com uma perspectiva finalística a partir de seu enquadramento na categoria políticas públicas; c) na terceira, analisa-se se o atual desenho normativo desta modalidade de controle contribui para o fim que caracteriza um sistema jurídico. Conclui-se que o baixo incentivo à participação de agentes externos faz com que o vigente sistema de controle finalístico destoe do propósito fundamental do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Nogueira, Procuradoria Geral do Estado do Pará, PGE/PA, Brasil.

Mestre em Direito (UFPA). Especialista em Advocacia Pública (AVM Educacional) e Direito Tributário (FGV). Procurador do Estado do Pará.

Maria Stela Campos da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA Instituto de Ciências Jurídicas - ICJ

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará (2000) com especialização e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é professora da graduação e pós-graduação em Direito (mestrado e doutorado acadêmico - PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito; e mestrado profissional - PPGDDA - Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia) da Universidade Federal do Pará. Advogada - Alberto Campos Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Financeiro e Tributário. 

Downloads

Publicado

13-08-2021

Como Citar

Nogueira, R., & Silva, M. S. C. da. (2021). O CONTROLE FINALÍSTICO DE INCENTIVOS TRIBUTÁRIOS À LUZ DO PROPÓSITO DO DIREITO NA TEORIA DE SCOTT SHAPIRO: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(3), e39586. https://doi.org/10.5902/1981369439586

Edição

Seção

Artigos científicos