O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO EM MANIFESTAÇÕES POPULARES: A “PRIMAVERA ÁRABE” E AS “JORNADAS DE JUNHO” NO BRASIL

Autores

  • Rubens Beçak Universidade de São Paulo, USP, Brasil
  • João Victor Rozatti Longhi Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Direito.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369420048

Resumo

Assevera-se amplamente que o uso maciço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxe desdobramentos em todos os setores da sociedade. Entretanto, a questão a despertar interesse científico em ciências sociais aplicadas na contemporaneidade se concentra mais no potencial transformador destas tecnologias do ponto de vista social. Neste contexto se insere este trabalho, que tem por meta averiguar os impacto transformador das manifestações ocorridas no mundo árabe em 2.010 e 2.011, popularmente conhecidas como “primavera árabe”, e as ocorridas nos anos de 2.013 em diante no Brasil, chamadas inicialmente de “jornadas de junho”. Por meio da pesquisa teórica e bibliográfica, visa-se perquirir acerca do eventual papel de manifestações populares como estas cada vez mais frequentes, rápidas e de pautas diversas, no procedimento de formação da decisão política. Ademais, visa-se também investigar seus limites e desafios para que as reivindicações de tais levantes possam a ser levadas em conta no produto final do jogo democrático, qual seja, a lei em sentido amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Beçak, Universidade de São Paulo, USP, Brasil

Mestre e Doutor em Direito Constitucional e Livre-docente em Teoria Geral do Estado pela Universidade de São Paulo USP. Professor Associado da Universidade de São Paulo USP na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (Graduação e Pós-graduação) e na Faculdade de Direito (Pós-graduação). Secretário Geral da Universidade de São Paulo (2010-2014). Professor visitante da Universidad d Salamanca no curso Master en Estudios Brasileños. Coordenador das atividades ligadas ao Termo Aditivo ao Convênio de Colaboração Acadêmica entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidad de Salamanca (USAL). Presidente Regional da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP). Líder e Pesquisador do Grupo de Pesquisa: A dimensão ético-moral e o Direito e Pesquisador dos seguintes Grupos de Pesquisa: O Direito à Educação e a Constituição ; Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (NUPPs) e O impacto da lei ficha limpa nos tribunais (todos registrados junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq). Ex-Coordenador Acadêmico e Administrativo e Professor do curso de Pós-graduação em Direito da Escola Paulista de Direito - EPD. Ex-Professor dos cursos de graduação em Direito da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, da Universidade Paulista - UNIP e da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC. Ex-Professor do curso de graduação e do programa de Pós-graduação em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Ex-Professor do curso de Pós-graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

João Victor Rozatti Longhi, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Direito.

Professor Assistente II DE da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Doutorando em Direito do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autor da obra "Propaganda Eleitoral na Internet" (Saraiva, 2014) em co-autoria com Auriney Brito e de diversos artigos científicos em obras coletivas dedicadas ao estudo do Direito Eletrônico. Atua como professor convidado em programas de pós graduação. Foi professor dos cursos de pós graduação da PUC-Rio, da ESA/OAB-RJ e dos programas executivos do IBMEC-Rio. Foi tutor de pesquisas da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Foi aluno da Universidad de Santiago de Compostela (Espanha), pelo convênio bilateral AREX/ORE - UNESP/USC. Foi pesquisador bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, nível mestrado, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em grau de iniciação científica.

Referências

ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy. Os dias que abalaram o Brasil: as rebeliões de junho, julho de 2013. in Revista de políticas Públicas: programa de pós-graduação em políticas públicas da Universidade Federal do Maranhão. v. 18, n. 2 (2014).

BEÇAK, Rubens; LONGHI, João Victor Rozatti. Democracia deliberativa e ciberdemocracia: riscos e desafios para sua implementação. in Anais do XXII Encontro Nacional do CONPEDI / UNINOVE .13 a 16 de novembro de 2013. Universidade Nove de Julho – UNINOVE / São Paulo – SP

BEÇAK, Rubens; LONGHI, João Victor Rozatti. Internet como esfera pública global e o papel atual dos parlamentos no processo legislativo. in Revista de Cultura e Extensão da USP, São Paulo, n. 13, p.43-53, maio 2015 DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v13i0p43-53. Acesso em: 15 set. 2015.

BEÇAK, Rubens; LONGHI, João Victor Rozatti. O Parlamento e as reações à participação popular na sociedade informacional: a oportunidade do plano nacional de participação social (Decreto nº 8.243/14) e o desafio dos projetos de decreto legislativo de sustação. In: Anais do XXII Congresso Nacional do CONPEDI – Florianópolis, 2014.

BEÇAK, Rubens; LONGHI, João Victor Rozatti. Tendências da democracia participativa: a influência da Internet no perfil da representação e evento do orçamento participativo. In: Anais do XX Congresso Nacional do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. (Vitória, 16-19. nov. 2011).

BEÇAK, Rubens. Democracia: hegemonia e aperfeiçoamento. São Paulo: Saraiva, 2014.

BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Heaven: Yale University Press, 2003.

BERNARDES, Maciele Berger. Democracia na Sociedade Informacional: o desenvolvimento da democracia digital nos municípios brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2013.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Trad. de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 4650/DF, Relator(a): Min. Luis Fux, Tribunal Pleno, julgado em 16 e 17.9.2015.

CARNEIRO, Thiago Lopes. Da “imobilidade” à ação: por que os brasileiros saíram às ruas em junho de 2013? O contagion comportamento como parte da explicação. in E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, [S.l.], p. 26-45, ago. 2014. ISSN 2175-0688. Disponível em: http://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/185/228. Acesso em: 06 Out. 2015

CASTELLS, Manuel. La galaxia Internet. Trad. Raúl Quintana. Barcelona: Aretè, 2001.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

EL-SHERIF, Ashraf. Egypt Post-Mubarak predicament. in Carnegie Endowment for International Peace. Carnegie Endowment for International Peace Publications Department: Washington (DC), 2014.

GABRIEL, Mark A. Islam and Terrorism: The Truth About ISIS, the Middle East and Islamic Jihad. 2. ed. Crishma House: Florida, 2015.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Trad, Flávio Breno Siebneichler. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1997.

KANDIL, Hazem. A revolta no Egito. Novos estudos - CEBRAP [online]. 2011, n. 91, pp. 155-193.

LEMOS, André; LEVY, Pierre. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

LESSIG, Lawrence. Code: version 2.0. 2. ed. New York: Basic Books, 2006.

LYNCH, Mark. The Arab uprising: the unfinished revolutions of the middle East. New York: Public Affairs, 2013.

LYNCH, Mark. Voices of the New Arab Public: Iraq, al-Jazeera, and Middle East Politics Today. New York: Columbia University Press, 2010.

MAGRANI, Eduardo. Democracia conectada: a Internet como ferramenta de engajamento politico-democrático. Curitiba: Juruá, 2014.

MARICATO, Ermínio et alli. Cidades rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas no Brasil. São Paulo: Boitempo/Carta Maior, 2013.

MOROZOV, Evgeny. The net desilusion: the dark side of network freedom. New York: Public Affairs, 2011

NASCIMENTO, Paulo Cesar. Déspotas em retirada: entrevista com Arlene Clemesha, Mohamed Habib e Reginaldo Nasser, in Jornal da Unicampi. Campinas, 14 a 20 de março de 2011 – ANO XXV – Nº 486. p. 6-7. Disponível em : http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/marco2011/ju486_pag05.php. Acesso em: 01 out. 2015.

PARISER, Eli. O filtro invisível. O que a Internet está escondendo de você. Trad. Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PEREZ LUÑO, António. ¿Ciberciudadanía o ciudadanía.com? Barcelona: Gedisa, 2004.

PRASHAD, Vijay. Arab Spring, Libyan Winter. Baltimore: AK Press Publishing & Distribution, 2012.

RUTHERFORD, Bruce K. Egypt after Mubarak: Liberalism, Islam, and Democracy in the Arab World: Liberalism, Islam, and Democracy in the Arab World. Princeton: Princeton University Press, 2013.

SINGER, André. Brasil, junho de 2013: classes e ideologias cruzadas. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo , n. 97, p. 23-40, Nov. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002013000300003&lng=en&nrm=iso. access on 06 Out. 2015.

SOUZA NETO, Cláudio Pereira de. Teoria constitucional e democracia deliberativa: um estudo sobre o papel do direito na garantia das condições para a cooperação na deliberação democrática. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

SUNSTEIN, Cass. Republic.com 2.0. Princeton: Princeton University Press, 2007

WU, Tim. Impérios da comunicação. Do telefone à internet, da AT&T ao Google. Trad. Cláudio Carina. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Downloads

Publicado

22-10-2015

Como Citar

Beçak, R., & Longhi, J. V. R. (2015). O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO EM MANIFESTAÇÕES POPULARES: A “PRIMAVERA ÁRABE” E AS “JORNADAS DE JUNHO” NO BRASIL. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 10(1), 388–405. https://doi.org/10.5902/1981369420048

Edição

Seção

Artigos científicos