A arte, sua razão excludente e as políticas públicas

Autores

  • Giordanna Laura Da Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-3401-5126
  • Ludmila Brandão Universidade Federal de Mato Grosso
  • Suzana Guimarães Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC-UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734836348

Palavras-chave:

Arte, Colonialidade da arte, Estética, Aesthesis decolonial

Resumo

Objetivando estabelecer uma abordagem simétrica das produções visuais de Mato Grosso para constituição do acervo do site Visual Virtual MT, o projeto Artes visuais em Mato Grosso: acervo, difusão e crítica se viu perante alguns impasses colocados pela categoria “arte”.  Ao pretender des-hierarquizar o que o Ocidente, para preservar a categoria, denomina de “artesanato” (produção popular), “artefato” ou “adereço” (produções indígenas), compreendemos o funcionamento da arte como dispositivo de colonialidade que sustenta um valor máximo para a produção ocidental (centro-europeia e estadunidense) e subalterniza, em diferentes posições, a produção do resto-do-mundo. Essa hierarquia necessária à manutenção do sistema artístico, conforme o concebe o Ocidente, é garantida por uma “razão excludente”. Este texto aborda dois dos vários critérios que operam a exclusão no âmbito da categoria arte. Em seguida, ensaiamos uma crítica às políticas públicas no Brasil que acaba reproduzindo alguns dispositivos de colonialidade exatamente pelo não enfrentamento das categorias.

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Biografia do Autor

Giordanna Laura Da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) e Professora colaboradora no Programa de Pòs-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal de Mato Grosso (PPG-ECCO/UFMT). Doutora em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Ludmila Brandão, Universidade Federal de Mato Grosso

Arquiteta, historiadora, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, pós-doutorado em Crítica da Cultura (Ottawa University/Canada. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso/Brasil, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea / UFMT. Coordena o Núcleo de Estudos do Contemporâneo, criador e mantenedor do site visualvirtualmt.com.br.

Suzana Guimarães, Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC-UFMT)

Doutora em História pela PUC/RS. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (UFMT).

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Da Silva Santos, G. L., Brandão, L., & Guimarães, S. (2019). A arte, sua razão excludente e as políticas públicas. Revista Digital Do LAV, 12(2), 212–230. https://doi.org/10.5902/1983734836348