Um pouco mais sobre as imagens visuais na educação e na cultura visual contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734831725Palavras-chave:
Imagem visual, Ensino das artes visuais, Cultura visualResumo
Este artigo foi concebido para ser mais uma contribuição à atualização e fortalecimento da reflexão sobre a imagem visual na contemporaneidade no âmbito do ensino das Artes Visuais na Educação básica. Ou seja, seus principais significados e seus mais destacados aproveitamentos e riscos à formação escolar. O esforço aqui contido é motivado pela necessidade de avançar na elucidação das relações entre a Arte e o universo imagético, problematização indispensável à aludida reflexão sobre a imagem visual pelo viés da fotografia e o ensino das Artes Visuais no fluxo contemporâneo da Cultura Visual.
Downloads
Referências
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MAFFESOLI, Michel. Homo Eroticus: comunhões emocionais. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
MARTEL, Jean-François. Vindicación del arte en la era del artifício. Girona, ES: Ediciones Atlanta, 2015.
MIRZOEFF, Nicholas. How to see the world. London: Penguin Randon House, 2015.
________________. An Introduction to Visual Culture. Florence, KY, EUA: Routledge Taylor&Francis Group, 2009.
MITCHELL, William John Thomas. Cloning Terror: The War of Images, 9/11 to the Present. Chicago: University Of Chicago Press, 2011.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WALKER, John A; CHAPLIN, Sarah. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Octaedro, 2002.
WULF, Christoph; GEBAUER, Gunter. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2013.