Órbitas estéticas: visualidades, corpos e cotidianos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734817853Palavras-chave:
Corpo, Cidade, Imagem visual, PeriferizaçõesResumo
Este texto pretende discorrer sobre alguns assuntos que referenciam as pesquisas que oriento e que são caros aos meus interesses investigativos: o corpo, a imagem visual, a diferença e suas estéticas negadas, os cotidianos escolares e urbanos e suas práticas poéticas. Assuntos-universos que tomo como fontes de saberes indispensáveis à atualização das práticas escolares e da ampliação alargada das práticas poéticas. Para tanto, em benefício do seu aproveitamento no diálogo com outras pesquisas, e pesquisadores de alguma forma interessados nesses temas abertos, busco neste artigo explicitar e discutir alguns dos sentidos que lhes possam ser atribuídos.Downloads
Referências
ARGAN, Giulio. Arte Moderna: do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ALVES, Nilda Guimarães; OLIVEIRA, Inês B. de (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.
DELEUZE, Gillles; GUATTARI, Felix. O anti-Édipo: Capitalismo e esquizofrenia . São Paulo: Editora 34, 2010.
DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2007.
GIL, José. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997.
SILVA, Sara Rosa Panamby da. Corpolimite: estados insistentes de desterritorialização das matérias. Anais ANPAP, 2013. http://www.anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/simposios/03/Sara%20Panamby.pdf
PEREIRA, Marcelo de Andrade, et al. Pedagogia da performance: da Presença, do humor e do riso na Prática pedagógica. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 12 - n. 3 - p. 335-340 / set-dez 2012.