Corpo, cotidiano, imagem e criação: pesquisa e escolas

Autores

  • Aldo Victorio Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de janeiro, Rio de Janeiro
  • Bianca de Menezes Castro da Silva UERJ PROPED

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837847

Palavras-chave:

Escola, Corporeidade, Visualidades, Corpo em devir

Resumo

Nesse artigo partimos da noção de que a dimensão poética e os agenciamentos estéticos, não se atendo aos limites categoriais das artes, nas quais são energia e imanência, se espraiam, atravessam e envolvem as práticas cotidianas, se destacando nos campos onde as ações criadoras alcançam mais evidente relevo, como o cuidado de si simultâneo à invenção do mundo, situações que, tanto no plano individual quanto no coletivo, são osso e carne da vida escolar. Ao consideramos a afirmação do corpo para além do que a modernidade o considerou e exilou, o percebemos como dimensão auto criadora, tanto no plano individual quanto no coletivo, na medida em que cada corpo assimila, cria e partilha experiências nas interações sociais conduzidas, por sua vez, pelas dimensões simbólicas imaginárias

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Biografia do Autor

Aldo Victorio Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de janeiro, Rio de Janeiro

Graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes UFRJ e Licenciado em Educação Artística. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor Associado e Coordenador da Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Lider do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte: Linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento - UERJ/UFRRJ e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cotidiano Escolar e Currículo - UERJ, Linha de Pesquisa Práticas curriculares cotidianas e emancipação social. Professor visitante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, Procientista e Cientista do Nosso Estado - FAPERJ

Bianca de Menezes Castro da Silva, UERJ PROPED

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Cotidianos, Redes educativas e Processos culturais, vinculada ao ProPEd - UERJ. Todo movimento acadêmico respira a escola pública. Bolsista CNPq

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Victorio Filho, A., & Castro da Silva, B. de M. (2019). Corpo, cotidiano, imagem e criação: pesquisa e escolas. Revista Digital Do LAV, 12(2), 146–163. https://doi.org/10.5902/1983734837847