Um pouco mais sobre as imagens visuais na educação e na cultura visual contemporâneas

Autor/innen

  • Aldo Victorio Filho UERJ
  • Maria Lia Gauterio Conde Pinto

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734831725

Schlagworte:

Imagem visual, Ensino das artes visuais, Cultura visual

Abstract

Este artigo foi concebido para ser mais uma contribuição à atualização e fortalecimento da reflexão sobre a imagem visual na contemporaneidade no âmbito do ensino das Artes Visuais na Educação básica.  Ou seja, seus principais significados e seus mais destacados aproveitamentos e riscos à formação escolar. O esforço aqui contido é motivado pela necessidade de avançar na elucidação das relações entre a Arte e o universo imagético, problematização indispensável à aludida reflexão sobre a imagem visual pelo viés da fotografia e o ensino das Artes Visuais no fluxo contemporâneo da Cultura Visual.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Aldo Victorio Filho, UERJ

Graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes UFRJ e Licenciado em Educação Artística. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor visitante da Facultad de Belles Arts da Universitat de Barcelona Professor associado, Coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais Docente do Programa de pós-graduação em Artes - PPGARTES e do Programa de pós-graduação em Educação - PROPED ambos da UERJ Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte: Linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento - UERJ/UFRRJ; Coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico : Laboratório de Ensino da Arte (Instituto de Artes da UERJ) e Projeto Saúde e Arte (Unidade de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ) Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cotidiano Escolar e Currículo - UERJ, Linha de Pesquisa Práticas curriculares cotidianas e emancipação social e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação - UFG. Bolsista "Jovem cientista do nosso estado" FAPERJ e Procientista UERJ

Maria Lia Gauterio Conde Pinto

Possui Especialização e Mestrado em Ensino da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e Pós-graduação em Fotografia - imagem, memória e comunicação pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2013). Possui graduação em Fotografia pela Universidade Estácio de Sá (2008) e graduação em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora de Artes Visuais - Colégio Pedro II, Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e História da Arte

Literaturhinweise

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MAFFESOLI, Michel. Homo Eroticus: comunhões emocionais. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

MARTEL, Jean-François. Vindicación del arte en la era del artifício. Girona, ES: Ediciones Atlanta, 2015.

MIRZOEFF, Nicholas. How to see the world. London: Penguin Randon House, 2015.

________________. An Introduction to Visual Culture. Florence, KY, EUA: Routledge Taylor&Francis Group, 2009.

MITCHELL, William John Thomas. Cloning Terror: The War of Images, 9/11 to the Present. Chicago: University Of Chicago Press, 2011.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WALKER, John A; CHAPLIN, Sarah. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Octaedro, 2002.

WULF, Christoph; GEBAUER, Gunter. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2013.

Veröffentlicht

2018-04-02

Zitationsvorschlag

Victorio Filho, A., & Pinto, M. L. G. C. (2018). Um pouco mais sobre as imagens visuais na educação e na cultura visual contemporâneas. Revista Digital Do LAV, 11(1), 179–191. https://doi.org/10.5902/1983734831725

Ähnliche Artikel

1 2 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.