Incômodos nas salas de aula: Cenas para pensar discursos de heterossexualidade

Autores

  • Luciana Borre Nunes

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734810733

Palavras-chave:

Cultura Visual, Masculinidades, Sala de Aula, Heteronormatividade

Resumo

Este texto apresenta um recorte de pesquisa sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Os dados foram produzidos em uma escola da rede pública de Goiânia, Goiás, com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. O texto discute diferentes narrativas escolares que, de alguma maneira, constituem-se como mecanismos disciplinadores e produtores de gênero e sexualidade. Tem como foco a constituição de masculinidades através de artefatos culturais presentes na escola, buscando entender como os discursos heteronormativos da instituição influenciam os relacionamentos sociais. A perspectiva pós-estruturalista associada a princípios da cultura visual sustenta os referenciais teóricos da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Borre Nunes

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual, Universidade Federal de Goiás

Referências

ABREU, Carla Luzia. Um olhar sobre construções de identidade de gênero na contemporaneidade. Revista Visualidades, volume 8, FAV/UFG: 2010, p. 191-204.

DUNCUM, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011, p. 15-30.

LOURO, Guacira Lopes. O currículo e as diferenças sexuais e de gênero. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 85-92.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pósestruturalista. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2007a.

______. Currículo, gênero e sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007b, p. 42-52.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Culturas da infância e da imagem: aconteceu um fato grave, um incidente global. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Editora UFSM, 2010, p. 37-45.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011, p. 51-68.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Como Citar

Nunes, L. B. (2013). Incômodos nas salas de aula: Cenas para pensar discursos de heterossexualidade. Revista Digital Do LAV, (11), 146–161. https://doi.org/10.5902/1983734810733