Incômodos nas salas de aula: Cenas para pensar discursos de heterossexualidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734810733Parole chiave:
Cultura Visual, Masculinidades, Sala de Aula, HeteronormatividadeAbstract
Este texto apresenta um recorte de pesquisa sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Os dados foram produzidos em uma escola da rede pública de Goiânia, Goiás, com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. O texto discute diferentes narrativas escolares que, de alguma maneira, constituem-se como mecanismos disciplinadores e produtores de gênero e sexualidade. Tem como foco a constituição de masculinidades através de artefatos culturais presentes na escola, buscando entender como os discursos heteronormativos da instituição influenciam os relacionamentos sociais. A perspectiva pós-estruturalista associada a princípios da cultura visual sustenta os referenciais teóricos da pesquisa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Carla Luzia. Um olhar sobre construções de identidade de gênero na contemporaneidade. Revista Visualidades, volume 8, FAV/UFG: 2010, p. 191-204.
DUNCUM, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011, p. 15-30.
LOURO, Guacira Lopes. O currículo e as diferenças sexuais e de gênero. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 85-92.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pósestruturalista. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2007a.
______. Currículo, gênero e sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007b, p. 42-52.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Culturas da infância e da imagem: aconteceu um fato grave, um incidente global. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Editora UFSM, 2010, p. 37-45.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011, p. 51-68.