(cu)nhantã tem, (cu)rumim também: políticas de subjetivação em imagens de Abel Azcona

Autores

  • Djalma Thürler Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Duda Woyda Universidade Federal da Bahia
  • Olinson Valois Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734843828

Palavras-chave:

Abel Azcona, performance, arte contemporânea

Resumo

O ensaio interdisciplinar procura entender o universo de significados das obras “Amém” (2015) e “Make America Great Again” (2017), do artista espanhol Abel Azcona e sob o ponto de vista da performance, de peças do “mundo real” que buscam romper a fronteira entre arte e vida enfatizando aspectos das práticas artísticas contemporâneas em movimentos que não ignoram as condições políticas atuais. Os trabalhos analisados demonstram estrutura complexa entre o privado e o público das performances e dos happenings e destacam Abel Azcona como um dos artistas mais provocadores da atualidade.

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Biografia do Autor

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ES), Investigador Pleno do do CULT - Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, da UFBA, Investigador Associado do CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura e Investigador Colaborador do ILCML - Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Companhia de Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/). Possui estágio de Pós-Doutoramento em Literatura e Crítica Literária pela PUC São Paulo. É Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Letras com estudos nas áreas de Literatura Brasileira e Teatro (UFF), Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Artes Cênicas e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É Vice-Coordenador do NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (UFBA) e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia

É ator, dançarino, performer e produtor, com experiências nos estados do Paraná e Rio de Janeiro. Integrou o Núcleo de Atores Dançarinos (RJ), e integra, em Salvador, é pesquisador da ATeliê voadOR TEATRO. Pesquisa questões relacionadas ao corpo e a sua relação entre dramaturgia corporal, gênero e teatralidade. Formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA). Doutorando em Cultura e Sociedade (UFBA).

Olinson Valois, Universidade Federal da Bahia

ossui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e faz doutorado em Cultura e Sociedade pela UFBA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente no seguinte tema: teoria queer, critica literaria, cultura, critica cultural.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Thürler, D., Woyda, D., & Valois, O. (2020). (cu)nhantã tem, (cu)rumim também: políticas de subjetivação em imagens de Abel Azcona. Revista Digital Do LAV, 13(1), 076–099. https://doi.org/10.5902/1983734843828