(cu)nhantã has it, (cu)rumim too: subjectivation polices in images of Abel Azcona

Authors

  • Djalma Thürler Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Duda Woyda Universidade Federal da Bahia
  • Olinson Valois Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734843828

Keywords:

Abel Azcona, performance, contemporary art.

Abstract

This interdisciplinary essay seeks to understand the universe of meanings in the works "Amém" (2015) and "Make America Great Again" (2017), by Spanish artist Abel Azcona from the perspective of performance, of pieces from the "real world" that seek to break the border between art and life, emphasizing aspects of contemporary artistic practices in movements that do not ignore current political conditions. The analyzed works demonstrate a complex structure between the private and the public of performances and happenings, and highlight Abel Azcona as one of the most provocative artists nowadays.

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Author Biographies

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ES), Investigador Pleno do do CULT - Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, da UFBA, Investigador Associado do CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura e Investigador Colaborador do ILCML - Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Companhia de Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/). Possui estágio de Pós-Doutoramento em Literatura e Crítica Literária pela PUC São Paulo. É Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Letras com estudos nas áreas de Literatura Brasileira e Teatro (UFF), Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Artes Cênicas e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É Vice-Coordenador do NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (UFBA) e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia

É ator, dançarino, performer e produtor, com experiências nos estados do Paraná e Rio de Janeiro. Integrou o Núcleo de Atores Dançarinos (RJ), e integra, em Salvador, é pesquisador da ATeliê voadOR TEATRO. Pesquisa questões relacionadas ao corpo e a sua relação entre dramaturgia corporal, gênero e teatralidade. Formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA). Doutorando em Cultura e Sociedade (UFBA).

Olinson Valois, Universidade Federal da Bahia

ossui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e faz doutorado em Cultura e Sociedade pela UFBA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente no seguinte tema: teoria queer, critica literaria, cultura, critica cultural.

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Published

2020-07-27

How to Cite

Thürler, D., Woyda, D., & Valois, O. (2020). (cu)nhantã has it, (cu)rumim too: subjectivation polices in images of Abel Azcona. Revista Digital Do LAV, 13(1), 076–099. https://doi.org/10.5902/1983734843828