As crianças mascaradas de Alejandro Pasquale

Autori

  • Cristiane Weber Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734830450

Parole chiave:

Alejandro Pasquale, Signo, Poética, Arte, Memórias

Abstract

Este artigo tem o objetivo de analisar três pinturas da série Maskaras, do argentino Alejandro Pasquale, através da perspectiva teórica dos signos e da cadeia sintagmática que permite compreender como o artista na contemporaneidade exprime seus sentimentos e memórias em suas crianças mascaradas. Autores como Oliveira (2005), Barbisan (1995), Barthes (2004) trazem o arcabouço teórico a respeito dos signos e seus processos de significação, enquanto Bachelard (1993), Izquierdo (2002) e Halbwachs (2003) são apresentados para discorrer sobre poética e memórias. As metodologias utilizadas são as da semiótica aplicada de Santaella (2005) e a de fenomenologia microscópica de Bachelard (1993). Como resultado, apresento a composição poética das pinturas com um apelo sensível à história pessoal do artista com a perda de um sobrinho e com o resgate de sua própria infância. 

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Biografia autore

Cristiane Weber, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Jornalista . Coordenadora de Comunicação no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul - PUCRS.

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Pubblicato

2018-04-02

Come citare

Weber, C. (2018). As crianças mascaradas de Alejandro Pasquale. Revista Digital Do LAV, 11(1), 083–102. https://doi.org/10.5902/1983734830450