As crianças mascaradas de Alejandro Pasquale

Auteurs-es

  • Cristiane Weber Universidade Feevale

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734830450

Mots-clés :

Alejandro Pasquale, Signo, Poética, Arte, Memórias

Résumé

Este artigo tem o objetivo de analisar três pinturas da série Maskaras, do argentino Alejandro Pasquale, através da perspectiva teórica dos signos e da cadeia sintagmática que permite compreender como o artista na contemporaneidade exprime seus sentimentos e memórias em suas crianças mascaradas. Autores como Oliveira (2005), Barbisan (1995), Barthes (2004) trazem o arcabouço teórico a respeito dos signos e seus processos de significação, enquanto Bachelard (1993), Izquierdo (2002) e Halbwachs (2003) são apresentados para discorrer sobre poética e memórias. As metodologias utilizadas são as da semiótica aplicada de Santaella (2005) e a de fenomenologia microscópica de Bachelard (1993). Como resultado, apresento a composição poética das pinturas com um apelo sensível à história pessoal do artista com a perda de um sobrinho e com o resgate de sua própria infância. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cristiane Weber, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Jornalista . Coordenadora de Comunicação no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Références

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARBISAN, L. B. Texto e Contexto. Organon. Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 9, n. 23, 1995.

BARTHES, R. Texto (teoria do). In: ____. Inéditos. Vol. 1, São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 261 – 289.

ECO, U. El lector modelo. In: _____:Lector in fabula. La cooperación interpretativa en el texto narrativo. Barcelona: Lumen, 1993.

FORNARI, J. Arte, Afeto e Artefato. DAPesquisa, vol. vol. 7, pp. 418–426, 2011.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

IZQUIERDO, I. Memória – Porto Alegre: Artmed, 2002.

JUNG, C. et al. O homem e seus símbolos. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2008.

OLIVEIRA. A. C. M. A. Visualidade entre significação sensível e intelegível. Red. de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal – jul/dez 2005.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

TODOROV, T. Teorias do Símbolo. São Paulo: editora Unesp, 2014.

Portal Bola de Nieve, repositório de obras de artes de artistas argentino, ligado à Fundacion Sociedad, Tecnologia, Arte. Disponível em: http://www.boladenieve.org.ar/. Acesso em: 15 out. 2017.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-02

Comment citer

Weber, C. (2018). As crianças mascaradas de Alejandro Pasquale. Revista Digital Do LAV, 11(1), 083–102. https://doi.org/10.5902/1983734830450