Moscas transgênicas: quando o laboratório de genética torna-se ateliê de criação artística

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734871332

Mots-clés :

Moscas transgênicas; Ciência e arte; Genética; Arte.

Résumé

Este artigo é sobre o período da residência artística no laboratório de Genética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) quando foi feita a primeira obra de arte transgênica no Brasil. Acreditamos que os avanços nas pesquisas em genética têm alcançado, cada vez mais, possibilidades de transformações coletivas, o que tem dado margem para que artistas partam da ciência para tensionar as relações que ela cria, algo necessário à arte contemporânea. Trouxemos para cá fragmentos de como arrancamos perceptos e afetos dos protocolos científicos para fazer com que as moscas transgênicas que produzimos se tornassem arte e discutimos esse processo da desterritorialização do laboratório de pesquisa. Com isso, escrevemos esta cartografia a qual se propõe este texto. Tomamos como referenciais teóricos Deleuze e Guattari para falar como criamos blocos de sensações com o que foi experimentado e produzido no laboratório.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fabiola Simões Rodrigues da Fonseca, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Doutorado em educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Ada Beatriz Gallicchio Kroef, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Estadual do Ceará

 

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Publié-e

2023-04-19

Comment citer

Fonseca, F. S. R. da, & Kroef, A. B. G. (2023). Moscas transgênicas: quando o laboratório de genética torna-se ateliê de criação artística. Revista Digital Do LAV, 16(1), e3/1–26. https://doi.org/10.5902/1983734871332