A produção de oficinas de animação com estudantes surdos na escola pública
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734865406Mots-clés :
surdez, diferença, estudos surdos, pedagogia visual, cartografia.Résumé
Este relato de experiência é parte de uma pesquisa de mestrado concluída, um processo cartografado com estudantes surdos numa escola pública. A surdez é considerada, nesta investigação, como uma experiência visual e cultural, fora do plano medicalizante das políticas da deficiência. Assim, realiza-se um exercício cartográfico que tenciona a Pedagogia Visual como campo de estudo, propondo como intervenção a realização de oficinas experimentais de produção de vídeos de animação, que envolvem diversas técnicas visuoespaciais, corporais e de escrita. O objetivo desta reflexão consiste em pensar o processo formativo de estudantes surdos, por meio de propostas de ensino visuoespaciais, tendo como contorno metodológico um exercício cartográfico no qual se produz um dispositivo multilinear do fazer-narrar na produção de oficinas experimentais, na escrita literária de microrrelatos e na produção de narrativas imagéticas.
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