O lugar do relato autobiográfico no sistema formativo Cartografias de si

Autores

  • Sumaya Mattar Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833913

Palavras-chave:

Formação de professores, Arte/Educação, Cartografias, Narrativas de vida, Autobiografias

Resumo

O texto apresenta as bases do trabalho com as narrativas de vida no âmbito do sistema Cartografias de si, uma perspectiva metodológica de trabalho com educadores composta por uma série de proposições, meios, processos e procedimentos, cujo eixo é o denominado ato cartográfico. Trata-se de uma perspectiva metodológica que postula a integração entre as esferas da criação artística e pedagógica e privilegia o papel da experiência nos processos de aprendizagem de adultos. Entre os vários dispositivos utilizados no âmbito do sistema, o texto focaliza aquele que inaugura e aciona o processo formativo com os educadores: o relato autobiográfico.

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Biografia do Autor

Sumaya Mattar, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Mattar, S. (2018). O lugar do relato autobiográfico no sistema formativo Cartografias de si. Revista Digital Do LAV, 11(2), 259–273. https://doi.org/10.5902/1983734833913