Pinhole: olhos noturnos na cidade

Autores

  • Fátima Borges FURG
  • Roseli Nery FURG

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482166

Palavras-chave:

Fotografia, Pinhole noturno, Arte

Resumo

Pinhole. Para confeccionar essas câmeras, utilizaram-se latas de mantimentos vedadas da luz que tiveram seu interior pintado de preto e um orifício com abertura controlável, sendo colocado no seu interior material fotossensível. Com as pinholes foram produzidas fotografias noturnas da cidade de Rio Grande (RS), pela ação dos feixes de luz dos veículos em movimento e da iluminação pública, que foram capazes de sensibilizar o papel dentro da câmera. Dessa forma, busca-se ter uma idéia da movimentação noturna da cidade através da avenida escolhida. Nesse processo, o que se tem é o olhar do objeto sobre a rua, visto que, como a câmera pinhole por não possui visor, não há o olhar do fotógrafo, mas o olhar do objeto sobre as coisas, sugerindo que a câmera tem o seu próprio olhar. O resultado são fotografias inesperadas, que apresentam áreas muito claras com pontos escurecidos que mostram a verdadeira imagem refletida dentro da câmera, que é invertida e negativa. Estas mostram somente alguns pontos de luz e o rastro deixado pela passagem dos carros. Ironicamente, tais imagens remetem à noção de dia contrapondo-se à idéia de noite.

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Biografia do Autor

Fátima Borges, FURG

Pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Artes Visuais – Licenciatura (FURG) como trabalho de conclusão de curso

Roseli Nery, FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande – Departamento de Letras e Artes. FURG/RS

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Publicado

2010-10-25

Como Citar

Borges, F., & Nery, R. (2010). Pinhole: olhos noturnos na cidade. Revista Digital Do LAV, 1(1), 070–085. https://doi.org/10.5902/198373482166