Pinhole: olhos noturnos na cidade

Autor/innen

  • Fátima Borges FURG
  • Roseli Nery FURG

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482166

Schlagworte:

Fotografia, Pinhole noturno, Arte

Abstract

Pinhole. Para confeccionar essas câmeras, utilizaram-se latas de mantimentos vedadas da luz que tiveram seu interior pintado de preto e um orifício com abertura controlável, sendo colocado no seu interior material fotossensível. Com as pinholes foram produzidas fotografias noturnas da cidade de Rio Grande (RS), pela ação dos feixes de luz dos veículos em movimento e da iluminação pública, que foram capazes de sensibilizar o papel dentro da câmera. Dessa forma, busca-se ter uma idéia da movimentação noturna da cidade através da avenida escolhida. Nesse processo, o que se tem é o olhar do objeto sobre a rua, visto que, como a câmera pinhole por não possui visor, não há o olhar do fotógrafo, mas o olhar do objeto sobre as coisas, sugerindo que a câmera tem o seu próprio olhar. O resultado são fotografias inesperadas, que apresentam áreas muito claras com pontos escurecidos que mostram a verdadeira imagem refletida dentro da câmera, que é invertida e negativa. Estas mostram somente alguns pontos de luz e o rastro deixado pela passagem dos carros. Ironicamente, tais imagens remetem à noção de dia contrapondo-se à idéia de noite.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Fátima Borges, FURG

Pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Artes Visuais – Licenciatura (FURG) como trabalho de conclusão de curso

Roseli Nery, FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande – Departamento de Letras e Artes. FURG/RS

Literaturhinweise

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CUNHA, Eduardo Vieira da. Impressões: o modo negativo e os vestígios na arte contemporânea. Porto Arte, Porto Alegre, v. 13, n. 22, p. 117-122, 2005.

DIETRICH, Jochen. Câmara obscura: algumas idéias sobre a fotografia pinhole – nas artes, na estética, na educação. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 61-72, 1998.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA. Rio Gráfica, 1981.

RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. 3. ed. Focal Press, 2004.

TESSLER, Elida; LENZI, Teresa. O maquinista. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 17, 1998.

Fotografia. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/09/070911_greatpicture_is.shtml. Acesso em: 02/10/2007

Justin Quinnell. Disponível em: http://www.pinholephotography.org/. Acesso em:

/09/2007.

Paula Trope. Disponível em: http://www.galeriavermelho.com.br/v2/artistas.asp?

idioma=pt&id_artistas=38. Acesso em 25/09/2007.

Veröffentlicht

2010-10-25

Zitationsvorschlag

Borges, F., & Nery, R. (2010). Pinhole: olhos noturnos na cidade. Revista Digital Do LAV, 1(1), 070–085. https://doi.org/10.5902/198373482166