Criação na perspectiva da diferença

Autores

  • Paola Zordan UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482135

Palavras-chave:

Criar, Deleuze, Filosofia da criação, Plano de imanência

Resumo

O texto apresenta conceitos de criação em teorias ligadas as artes visuais e pesquisas ligadas à área da educação. A finalidade é mostrar o modo como o criar infinitivo, força inegável de toda aprendizagem, se coloca perante a perspectiva da Filosofia da Diferença, em especial no pensamento de Gilles Deleuze. Num plano geofilosófico é traçada a problematização noológica da criação, visto que o criar, em si, é um problema imanente a todo o pensar. Ao criar se contrapõe o uso estereotipado, clichê, das opiniões do senso comum. A criação exige algo diferente do já sabido, conhecido, pensado, de modo a arrastar o pensamento para zonas indeterminadas de um caos inimaginável que só a arte é capaz de exprimir. Impossível de ser colada à imagens prontas, a noologia da criação só pode ser analisada junto as regularidades einconstâncias dos fluxos da Terra.

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Biografia do Autor

Paola Zordan, UFRGS

Doutora e Mestre em Educação, Bacharel em Desenho e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2010-10-19

Como Citar

Zordan, P. (2010). Criação na perspectiva da diferença. Revista Digital Do LAV, 5(5), 062–074. https://doi.org/10.5902/198373482135