Moscas transgênicas: quando o laboratório de genética torna-se ateliê de criação artística
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734871332Palavras-chave:
Moscas transgênicas; Ciência e arte; Genética; Arte.Resumo
Este artigo é sobre o período da residência artística no laboratório de Genética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) quando foi feita a primeira obra de arte transgênica no Brasil. Acreditamos que os avanços nas pesquisas em genética têm alcançado, cada vez mais, possibilidades de transformações coletivas, o que tem dado margem para que artistas partam da ciência para tensionar as relações que ela cria, algo necessário à arte contemporânea. Trouxemos para cá fragmentos de como arrancamos perceptos e afetos dos protocolos científicos para fazer com que as moscas transgênicas que produzimos se tornassem arte e discutimos esse processo da desterritorialização do laboratório de pesquisa. Com isso, escrevemos esta cartografia a qual se propõe este texto. Tomamos como referenciais teóricos Deleuze e Guattari para falar como criamos blocos de sensações com o que foi experimentado e produzido no laboratório.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Dois regimes de louco. São Paulo: Editora 34, 2016a.
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, 1. São Paulo: editora 34, 2017.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2016.
FOUREZ, Gérard. A construção das ciências. Unesp, 1995.
KROEF, Ada Beatriz Galichio. Currículo nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas. 1 ed. -Fortaleza, CE: EdUECE, 2018.
MARCONDES, Guilherme. Deslocamento, formação e legitimação: uma análise de programas de residência artística no Brasil. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 87, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.30772. Acesso em: 26 ago. 2021.
MARCONDES, Guilherme. Cad. CRH (dossiê) 32 (87), Sep-Dec 2019 . Disponível em: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.30772 . Acessado em: 08 de agosto de 2022.
Maria Manuela Lopes, «Intertwined artistic practices: critical remarks on collaboration across fields of knowledge. MIDAS [Online], 5 | 2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/midas/856. Acessado em: 08 de agosto de 2022.
NORONHA, Ana; PRAÇA, Gonçalo. Programa Rede de Residências: Experimentação Arte, Ciência e Tecnologia. MIDAS [Online], 5 | 2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/midas/902. Acessado em: 08 de agosto de 2022.
OLIVEIRA, Cristina Barros. A relação entre arte e ciência na bioarte: estudo do caso da obra Nature? (1999-2000) de Marta de Menezes, MIDAS [Online], 5 | 2015, Disponível em: http://journals.openedition.org/midas/869 . Acessado em: 08 de agosto de 2022.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes – resistir a barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015.