Os incomodados que se desloquem: problematizando o ensino das artes visuais
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734810726Mots-clés :
Educação da cultura visual, Metodologia, Projeto educativo, VisualidadeRésumé
Este artigo problematiza o ensino de artes visuais na educação básica e a visualidade na contemporaneidade, a partir da prática docente de licenciandos em artes visuais no Projeto Arte/fatos: narrativas da cultura visual na escola. São apresentados os resultados alcançados pela articulação entre a metodologia de projeto educativo e a educação da cultura visual, ambos utilizados como referências na elaboração dos planejamentos das atividades pedagógicas do Arte/fatos realizadas em escolas públicas de Brasília, Distrito Federal.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DIAS, Belidson. O i/mundo da educação da cultura visual. Brasília: Editora da PPG-Arte- UnB, 2011a.
____. Arrastão: o cotidiano espetacular e práticas pedagógicas críticas. In MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Culturas das imagens: desafios para a arte e para educação. Santa Maria: UFSM, 2011b.
DUNCUM, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011.
GARCIA, Maria Manuela. O sujeito emancipado nas pedagogias críticas. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 31-50, jul./dez., 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MURRAY, Michael. Narrative psychology and narrative analysis. In: Camic, Paul, Rhodes, Jean; Yardley, Lucy (Org.). Qualitative research in psychology: expanding perspectives in methodology and design. Washington, D.C.: American Psychological Association, 2003
QUÉAU, Philippe. O tempo virtual. In: PARENTE, A. (Org.). Imagem e máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
SILVA, Carolina Carvalho. Cultura Visual na Educação Artística. Dissertação de
mestrado. Universidade de Lisboa, 2010. Disponível em:
http://rnod.bnportugal.pt/rnod/cgi/winlib.exeUniversidadedeLisboa.FaculdadedeBelasArtes%
C9295&hist=no&doc=16571. Acesso em: 2 de fevereiro de 2011.
TAVIN, Kevin. Fundamentos da cultura visual e pedagogia pública na/como arte-educação. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011.