Apresentação – Artes e literaturas indígenas contemporâneas: forças que movimentam modos de pensar, sentir e fazer pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734893135Palabras clave:
Artes visuais, antropologia, literatura, cinemaResumen
O campo da arte e literatura contemporânea tem sido movimentado cada vez mais por escritoras.es, artistas e coletivos pertencentes a diferentes povos indígenas, que, com suas obras e presenças, deslocam sentidos de arte, escrita, imagem e vida, bem como dão a ver os modos coloniais, predatórios, excludentes e violentos do mundo ocidental em relação aos mundos indígenas e ao planeta. Como a arte e a literatura indígena contemporânea têm movimentado diversas áreas do conhecimento - educação, artes visuais, antropologia, literatura, cinema, psicologia, filosofia dentre outras?
Descargas
Citas
Alik Wunder é professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas.
Davina Marques é pesquisadora e professora do Instituto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Cristine Takuá é ativista indígena, educadora e filósofa, pertencente ao povo maxakali, atua no Projeto Escolas Vivas, Ciclo Selvagem, na Associação Maracá entre outros projetos.

