Na cidade e no bairro: livros de literatura infantil para se imaginar e ler o mundo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734887935

Palabras clave:

Cidade, Literatura Infantil, Livro Ilustrado

Resumen

a criação de imagens com as cidades inventadas pelas formas e afetos provocados na imersão na leitura e que transbordam possibilidades imaginativas de reconhecer em algumas delas as cidades que carregamos em nossas vivências. Desde a pequena infância vivenciamos os espaços da cidade. Ao acionar a literatura e os modos como escritores e escritoras capturam os espaços urbanos em suas narrativas (pela sutileza das composições com as palavras ou pelas possibilidades imaginativas criadas nesse encontro), contemplando a leitura literária como experiência estética para sensibilização, apresentaremos neste texto alguns exercícios de atenção e análise de dois livros ilustrados que trazem a temática da vida no bairro: Meu bairro (2020), de María José Ferrada e Ana Penyas, e Meu bairro é assim (2016), de Cesar Obeid e Jana Glatt, obras da literatura infantil para refletirmos sobre os modos como educamos espacialmente as crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER, Literalise/UFSC

Mediadora e gestora de projetos literários na Entre Aspas Educação e Cultura. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Coletivo Ciranda, na UDESC. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Idealização e curadoria do Clube de Leitura Essência Literária.

KARINA ROUSSENG DAL PONT, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2019. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). As áreas de interesse, escrita e pesquisa estão nas experiências educativas em espaços formais e não formais; no encontro e derivações entre arte contemporânea e educação; na educação geográficas e suas imagens; e nos processos de subjetivação docente. As experiências com a docência são no ensino superior, desde 2009, e também professora de Geografia em escolas públicas atuando nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Fui coordenadora do Programa Residência Pedagógica do Curso de Geografia da UFPR (2022-2024). Integro o Laboratório Pedagógico de Ensino de Geografia, Labogeo (UFPR), o Grupo de Pesquisa Atlas (UDESC), o Coletivo Ciranda (UDESC) e coordeno a Rede Internacional de Pesquisas "Imagens, Geografias e Educação" desde 2024.

Citas

BONNAFÉ, Marie. Los libros, eso es bueno para los bebés. México: Océano Travessia, 2008.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

____________. Seis propostas para o próximo milênio. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DAL PONT, Karina Rousseng. A (im)possibilidade do mapa. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.

FERRADA, Maria José. Meu Bairro. Ilustrações: Ana Penyas. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2020.

GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2015.

GIRARDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, maio/ago. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263/0. Acesso em 24 jun. 2023.

GOBBI, Marcia Aparecida. Entre a casa, a rua e a escola: o que o menino viu? Itinerários de uma criança em São Paulo. Revista Teias, v. 19, n. 52, p. 8-27, mar. 2018. ISSN 1982-0305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/31122/23700 Acesso em: 28 jun. 2021.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. 5. ed. São Paulo: Ed. 34, 2008.

HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

IZEL, Adriana. Escritora chilena trata de genocídio infantil, refugiados e velhice em obras. Correio Braziliense, Brasília, DF, 5 fev. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/02/4904419-escritora-chilena-trata-de-genocidio-infantil-refugiados-e-velhice-em-obras.html. Acesso em: 10 mai. 2023.

LOPES, Jader Janer. O menino que colecionava lugares. In: TONINI, Ivaine Maria; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; GOULART, Ligia Beatriz (org.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014, p. 99-108.

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MEDEIROS, Juliana Pádua S.; SPENGLER, Maria Laura P.; LOPES, Cristiano Camilo. A construção dos sentidos por meio da ativação de links: as arquiteturas hipertextuais dos livros para as infâncias, 2021. Disponível em: https://literalise.wordpress.com/ebook8slij/. Acesso em 12 jun 2024.

MENEGAZZI, Douglas; DEBUS, Eliane. O design do livro de literatura para a infância: numa investigação do livro ilustrado contemporâneo. In: DEBUS, Eliane; SPENGLER, Maria Laura P.; GONÇALVES, Fernanda. Livro Objeto e suas arti(e)manhas de construção. Curitiba: Mercado Livros, 2020.

OBEID, Cesar. Blog do autor. Disponível em: https://www.cesarobeid.com.br/project/meu-bairro-e-assim/. Acesso em 10 mai. 2021.

OBEID, César. Meu bairro é assim. Ilustrações: Jana Glatt. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

SPENGLER, Maria Laura Pozzobon. Alçando voos entre livros de imagem: o acervo do PNBE para a Educação Infantil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

Publicado

2025-02-26

Cómo citar

SPENGLER, M. L. P., & PONT, K. R. D. (2025). Na cidade e no bairro: livros de literatura infantil para se imaginar e ler o mundo. Revista Digital Do LAV, 18(1), e3/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734887935