In the city and in the neighborhood: children’s literature books to imagine and read the world

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734887935

Keywords:

City, Children's literature, Picturebook

Abstract

The meeting between cities and literature is an invitation to unveil with words ways to exercise the creation of images with cities invented by the forms and affections caused by immersion in reading and that overflow imaginative possibilities of recognizing in some of them the cities we carry in our experiences. From early childhood we experience the spaces of the city. By activating literature and the ways in which writers and writers capture urban spaces in their narratives (by the subtlety of compositions with words or by the imaginative possibilities created in this encounter), contemplating literary reading as an aesthetic experience for awareness, we will present in this text some exercises of attention and analysis of two illustrated books that bring the theme of life in the neighborhood: Meu Bairro (2020), by María José Ferrada and Ana Penyas, and Meu Bairro é assim (2016), by Cesar Obeid and Jana Glatt, works of literature to reflect on the ways in which we spatially educate children.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER, Literalise/UFSC

Mediadora e gestora de projetos literários na Entre Aspas Educação e Cultura. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Coletivo Ciranda, na UDESC. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Idealização e curadoria do Clube de Leitura Essência Literária.

KARINA ROUSSENG DAL PONT, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2019. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). As áreas de interesse, escrita e pesquisa estão nas experiências educativas em espaços formais e não formais; no encontro e derivações entre arte contemporânea e educação; na educação geográficas e suas imagens; e nos processos de subjetivação docente. As experiências com a docência são no ensino superior, desde 2009, e também professora de Geografia em escolas públicas atuando nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Fui coordenadora do Programa Residência Pedagógica do Curso de Geografia da UFPR (2022-2024). Integro o Laboratório Pedagógico de Ensino de Geografia, Labogeo (UFPR), o Grupo de Pesquisa Atlas (UDESC), o Coletivo Ciranda (UDESC) e coordeno a Rede Internacional de Pesquisas "Imagens, Geografias e Educação" desde 2024.

References

BONNAFÉ, Marie. Los libros, eso es bueno para los bebés. México: Océano Travessia, 2008.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

____________. Seis propostas para o próximo milênio. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DAL PONT, Karina Rousseng. A (im)possibilidade do mapa. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.

FERRADA, Maria José. Meu Bairro. Ilustrações: Ana Penyas. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2020.

GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2015.

GIRARDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, maio/ago. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643263/0. Acesso em 24 jun. 2023.

GOBBI, Marcia Aparecida. Entre a casa, a rua e a escola: o que o menino viu? Itinerários de uma criança em São Paulo. Revista Teias, v. 19, n. 52, p. 8-27, mar. 2018. ISSN 1982-0305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/31122/23700 Acesso em: 28 jun. 2021.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. 5. ed. São Paulo: Ed. 34, 2008.

HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

IZEL, Adriana. Escritora chilena trata de genocídio infantil, refugiados e velhice em obras. Correio Braziliense, Brasília, DF, 5 fev. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/02/4904419-escritora-chilena-trata-de-genocidio-infantil-refugiados-e-velhice-em-obras.html. Acesso em: 10 mai. 2023.

LOPES, Jader Janer. O menino que colecionava lugares. In: TONINI, Ivaine Maria; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; GOULART, Ligia Beatriz (org.). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014, p. 99-108.

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MEDEIROS, Juliana Pádua S.; SPENGLER, Maria Laura P.; LOPES, Cristiano Camilo. A construção dos sentidos por meio da ativação de links: as arquiteturas hipertextuais dos livros para as infâncias, 2021. Disponível em: https://literalise.wordpress.com/ebook8slij/. Acesso em 12 jun 2024.

MENEGAZZI, Douglas; DEBUS, Eliane. O design do livro de literatura para a infância: numa investigação do livro ilustrado contemporâneo. In: DEBUS, Eliane; SPENGLER, Maria Laura P.; GONÇALVES, Fernanda. Livro Objeto e suas arti(e)manhas de construção. Curitiba: Mercado Livros, 2020.

OBEID, Cesar. Blog do autor. Disponível em: https://www.cesarobeid.com.br/project/meu-bairro-e-assim/. Acesso em 10 mai. 2021.

OBEID, César. Meu bairro é assim. Ilustrações: Jana Glatt. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

SPENGLER, Maria Laura Pozzobon. Alçando voos entre livros de imagem: o acervo do PNBE para a Educação Infantil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

Published

2025-02-26

How to Cite

SPENGLER, M. L. P., & PONT, K. R. D. (2025). In the city and in the neighborhood: children’s literature books to imagine and read the world. Revista Digital Do LAV, 18(1), e3/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734887935