Dublado ou legendado? Estudos sobre os estudantes emancipados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734869024

Palavras-chave:

Cinema e educação, Emancipação, Educação de jovens e adultos, Método cartográfico

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa intervenção baseada no método cartográfico, realizada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tendo como objetivo analisar a percepção dos alunos em relação à polêmica da mídia digital sobre a melhor forma de assistir a filmes: dublados ou legendados? Descobriu-se que um filme é sempre um estrangeiro em sala de aula, que os alunos espectadores estão emancipados para pensar os filmes, que a polêmica de filmes dublados ou legendados é de caráter político-mercadológica e o que interessa à escola é experimentar e conversar com as estrangeirices dos filmes.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (PPGE) na linha Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Atua na área de concentração em Educação (CNPq e CAPES). Coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Audiovisuais Olho, Presidente da Comissão Permanente de Formação de Professor – CPFP (2018-2022) da Unicamp. Presidente da Associação de Leitura do Brasil – ALB (2020-2022). Professor e pesquisador Pleno da Programa de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (PPGE) na linha Linguagem e Arte na Educação. Desenvolve suas pesquisas no campo de intersecção entre cinema e educação e nos atravessamentos entre tecnologia, memória e comunidade nas práticas sociais de produção de imagens em/para a educação escolar e cultural.

Lucas Antonio Rodrigues da Silva, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Nova Odessa, Nova Odessa, SP.

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atua na área de concentração em Educação (CNPq e CAPES). Foi coordenador e professor do Cursinho Alternativa Pré-vestibular Herbert de Souza (Campinas/SP) Atualmente é professor da rede de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Nova Odessa/SP.

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Publicado

2022-07-12 — Atualizado em 2022-09-06

Como Citar

Miranda, C. E. A., & Silva, L. A. R. da. (2022). Dublado ou legendado? Estudos sobre os estudantes emancipados. Revista Digital Do LAV, 15, e14/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1983734869024