Dublado ou legendado? Estudos sobre os estudantes emancipados

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734869024

Schlagworte:

Cinema e educação, Emancipação, Educação de jovens e adultos, Método cartográfico

Abstract

Este trabalho é resultado de uma pesquisa intervenção baseada no método cartográfico, realizada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tendo como objetivo analisar a percepção dos alunos em relação à polêmica da mídia digital sobre a melhor forma de assistir a filmes: dublados ou legendados? Descobriu-se que um filme é sempre um estrangeiro em sala de aula, que os alunos espectadores estão emancipados para pensar os filmes, que a polêmica de filmes dublados ou legendados é de caráter político-mercadológica e o que interessa à escola é experimentar e conversar com as estrangeirices dos filmes.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (PPGE) na linha Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Atua na área de concentração em Educação (CNPq e CAPES). Coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Audiovisuais Olho, Presidente da Comissão Permanente de Formação de Professor – CPFP (2018-2022) da Unicamp. Presidente da Associação de Leitura do Brasil – ALB (2020-2022). Professor e pesquisador Pleno da Programa de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (PPGE) na linha Linguagem e Arte na Educação. Desenvolve suas pesquisas no campo de intersecção entre cinema e educação e nos atravessamentos entre tecnologia, memória e comunidade nas práticas sociais de produção de imagens em/para a educação escolar e cultural.

Lucas Antonio Rodrigues da Silva, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Nova Odessa, Nova Odessa, SP.

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atua na área de concentração em Educação (CNPq e CAPES). Foi coordenador e professor do Cursinho Alternativa Pré-vestibular Herbert de Souza (Campinas/SP) Atualmente é professor da rede de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Nova Odessa/SP.

Literaturhinweise

A CLASSE operária vai ao paraíso. Direção: Elio Petri. Produção: Ugo Tucci. Itália: Versátil Home Vídeo (Brazil), 2009. DVD. (125 min).

ALMEIDA, Milton José de. Cinema: Arte da memória. 1. ed. São Paulo: Autores Associados, 1999. 248p.

A QUEDA – as últimas horas de Hitler. Direção: Oliver Hirschbiegel. Produção: Bernd Eichinger. Alemanha: Europa Filmes (Brasil), 2005, DVD (150 min)

ARANTES, S. A vitória do filme dublado. TV em Questão. Observatório de Imprensa, edição 754. Folha de S. Paulo, 9 de julho de 2013.

Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed754_a_vitoria_do_filme_dublado Acesso em: 28 fev. 2021.

CANCLINI, Néstor García. Lectores, espectadores e internautas. 1ª Ed. Barcelona: Gedisa, 2007. 144p.

CAPITALISMO, uma história de amor. Direção: Michael Moore. Produção: Michael Moore. Estados Unidos: Videolar S/A./Paramount Home Entertainment (Brazil), 2009. DVD. (126 min)

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka – Por uma literatura menor. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 160p.

ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa- intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, p. 131-149, 2009.

MACHADO, A. Todos os filmes são estrangeiros. MATRIZes, São Paulo: USP-ECA, v. 2, n. 1, p. 97-111, 2008.

O RESGATE do soldado Ryan. Direção: Steven Spielberg. Produção: Steven Spielberg/Ian Bruce/Mark Gordon/Gary Levinsohn. Estados Unidos: Cic Vídeo Ltda. (Brasil), 2000. DVD. (163 min)

PERSÉPOLIS. Direção: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi. Produção: Xavier Rigault, Marc-Antoine Robert. Sony Pictures (Brasil), 2007. DVD. (95 min)

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. 1. ed. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3ª Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico – a opacidade e a transparência. 4ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2008.

Veröffentlicht

2022-07-12 — aktualisiert am 2022-09-06

Zitationsvorschlag

Miranda, C. E. A., & Silva, L. A. R. da. (2022). Dublado ou legendado? Estudos sobre os estudantes emancipados. Revista Digital Do LAV, 15, e14/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1983734869024