Contribuições da Teoria Desenvolvimental para o ensino escolar da Arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865549

Palabras clave:

Psicologia Histórico-Cultural, Teoria Desenvolvimental, Ensino de Arte, Processos de ensino e aprendizagem.

Resumen

O presente artigo apresenta um estudo teórico, objetivando analisar os principais conceitos que fundamentam a ação pedagógica do docente de Arte, a partir da Psicologia Histórico-Cultural e da Teoria Desenvolvimental. Discutem-se os conceitos de atividade, desenvolvimento psíquico e humanização como promotores do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, entre as quais a criação e a fruição. Trata-se de um ensino organizado que atua na zona de desenvolvimento iminente, atualizando-a e ampliando-a gradativamente, visando o pensamento teórico e o desenvolvimento do sujeito como partícipe do gênero humano. Apresentam-se, ainda, as pesquisas desenvolvidas com esse referencial, no período de 2011 a 2021, voltado à disciplina de Arte, destacando as ações pedagógicas propostas para uma educação que promova o desenvolvimento da sensibilidade e percepção estética, objetivando o ser humano genérico, comprometido com um projeto de sociedade menos excludente.

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Biografía del autor/a

Sandra Macanhão Biavatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda do PPGE Unioeste. Especialização em Metodologia do Ensino e Artes na Faculdades Integradas "Espírita" Curitiba-Pr (2002) e Fundamentos da Educação na Universidade do Oeste do Paraná (2007). Graduação em Educação artística pela Universidade do Oeste Paulista (2000). Professora do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante do Quadro Próprio do Magistério - SEED, Secretaria do Estado do Paraná, Brasil.

Maria Lidia Szymanski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação (UNICAMP). Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Graduação em Pedagogia Licenciatura Longa pela Universidade de São Paulo (1971). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti (1985). Graduação em Formação de Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti (1987). Docente da UNIOESTE.

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Publicado

2022-04-26

Cómo citar

Biavatti, S. M., & Szymanski, M. L. (2022). Contribuições da Teoria Desenvolvimental para o ensino escolar da Arte. Revista Digital Do LAV, 15, e2/01–27. https://doi.org/10.5902/1983734865549