Infância e Educação Matemática: um conto sobre quando, enfim, somos verão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865535

Palabras clave:

produções imagéticas, formação, arte.

Resumen

Este relato de experiência apresenta um conto que mescla elementos reais e ficcionais, disparado a partir de produções de crianças de 6 e 7 anos, realizadas para uma pesquisa de mestrado, finalizada em 2018. No reencontro com essas produções, o texto se compõe enquanto proposta de subversão a modelos estabelecidos, em um movimento de criação de possibilidades. Assim, entrelaçam-se discussões entre infância e educação geradas pela arte que aqui é entendida numa perspectiva de realização, de fazimento de mundos. Apresenta-se, com isso, a abertura para sair de lugares já estabelecidos e habitar outros, desconhecidos, possibilitando que a infância não seja entendida com a falta, mas sim como convite, abertura, novidade, revolução, não só na educação, mas também em modos de viver.

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Biografía del autor/a

Amanda Silva de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016) e é mestra em Educação Matemática também pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Membro do Grupo GETECMAT.

Aparecida Santana de Souza Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro. Docente do Instituto de Matemática da UFMS. Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2007) e Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2008). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015). Atualmente é Docente Adjunta A2 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma instituição.

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Medeiros, A. S. de, & Chiari, A. S. de S. (2021). Infância e Educação Matemática: um conto sobre quando, enfim, somos verão. Revista Digital Do LAV, 14(2), 281–296. https://doi.org/10.5902/1983734865535