A professora Frida Kahlo: cores para uma (est)ética da docência

Autores

  • Odailso Sinvaldo Berte Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734831479

Palavras-chave:

Estética da docência, Ensino de arte, Autonomia, Frida Kahlo

Resumo

Este estudo objetiva relacionar diferentes perspectivas conceituais, da educação da cultura visual, da filosofia foucaultiana e da pedagogia freireana, para pensar uma estética da docência no ensino das artes a partir das práticas docentes de Frida Kahlo. Através da metodologia investigativa da bricolagem, em seu intento de friccionar diferentes conceitos, articula-se uma trama epistemológica interdisciplinar. Os conceitos de estética da existência e de boniteza e decência da docência possibilitam interpretar os modos como Frida Kahlo instigava a autonomia criativa dos seus alunos e, por sua vez, isto nos possibilita pistas para o ensino das artes na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odailso Sinvaldo Berte, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor do Curso de Dança - Licenciatura - UFSM

Doutor em Arte e Cultura Visual - UFG

Mestre em Dança - UFBA

Especialista em Dança - FAP

Licenciado em Filosofia - UPF

Coordenador do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança - LICCDA

Referências

AGUIRRE, Imanol. Reflexividade e desafios na pesquisa com jovens produtores de cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 291-320.

______. Cultura visual, política da estética e educação emancipadora. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. p. 69-111.

CASTELO BRANCO, Guilherme. Anti-individualismo e vida artista. In: VASCONCELLOS, Jorge. Arte, vida e política: ensaios sobre Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Edições LCV, 2010. p. 28-37.

COMISARENCO, Dina. Paredes olvidadas: el muralismo feminino (1930-1970). In: OLMOS, Gabriela. (Coord.). Libros pintados: murales de la Ciudad de México. Ciudad de México: Artes de México, 2015. p. 151-199.

DUBERNARD, Luis Everaert. El Coyoacán de Frida Kahlo. In: KAISER, Federico Rubli. (Coord.). La Casa Azul de Frida. Ciudad de México: Chapa, 2007. p. 76-113.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II: Curso no Collège de France (1983-1984). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

______. Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 253-278.

FRANCO, María Teresa. Frida Kahlo: autorretrato en su tinta. In: CALDERÓN, Cándila Fernández. (Coord.). Frida de Frida. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes, 2007. p. 141-170.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 148 p.

FRIDA MAESTRA el arte al encuentro de la vida. Vídeo. Direção Luisa Riley. Realização Ariel García e Emilio Cantón. Produção La Casa de Atrás S.C. Canal 22, Televisión Metripolitana S.A. de C.V. CONACULTA. Museo Casa Estúdio Diego Rivera y Frida Kahlo. México, 2004.

HERNÁNDEZ, Josefina García; TRUJILLO, Hilda. (Coord.). Querido Doctorcito: Frida Kahlo y Leo Eloesser: Correspondencia. Ciudad de México: Fideicomiso Museos Diego Rivera – Frida Kahlo, 2007. 288 p.

HERRERA, Hayden. Frida: a biografia. São Paulo: Globo, 2015. 620 p.

JAIMES, Héctor. Tu hija Frida. Cartas a mamá: compilación, introducción y notas de Héctor Jaimes. Ciudad de México: Fideicomiso Museos Diego Rivera – Frida Kahlo. 2016. 207 p.

JUÁREZ, Saúl. Presentación. In: REYES, María Dolores; ZAVALA, Magdalena. (Coord.). Frida Maestra: un reencuentro con los Fridos. Ciudad de México: Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo, 2005. p. 11.

KAHLO, Frida. El diario de Frida Kahlo: una nueva mirada. México: La Vaca Independiente, 2017.

KAHLO, Isolda. Frida Íntima. Bogotá: Ediciones Dipon, 2004. 256 p.

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MONROY, Guillermo. El oficio de pintar. In: OROZCO, Leticia López. Revista Crónicas. Nº Especial. Tercer Encuentro Internacional de Pintura Mural: Creación, Investigacuión y Restauración Muros frente a Muros. México: Instituto de Investigaciones Estéticas de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), 2012. p. 261-277.

______. Homenaje de un pintor a Frida Kahlo a los 22 años de su muerte. In: Jornal Exélsior, Cidade do México, 17 de julho, 1976. p. 08.

MORENO, Jorge Morales. Notas para una historia crítica de “La Esmeralda”: la cuestión de sus orígenes (1927-1943). Discurso Visual, Revista de Artes Visuales, Tercera época, n. 36. Julio/Diciembre 2015. Ciudad de México: Centro Nacional de Investigación, Documentación y Información de Artes Plásticas. p. 07-42.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2014. 72 p.

REYES, María Dolores. Frida Kahlo y sus alumnos. In: REYES, María Dolores; ZAVALA, Magdalena. (Coord.). Frida Maestra: un reencuentro con los Fridos. Ciudad de México: Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo, 2005. p. 17-23.

RIVERA, Diego. Frida Kahlo y el arte mexicano. In: LOZANO, Luis-Martín. (Coord.). Frida Kahlo. Ciudad de México: Landucci, 2007. p. 233-235.

ROCHA, Thereza. Por uma docência artista com dança contemporânea. In: GONÇALVES, Thaís; BRIONES, Héctor. (Orgs.). Docência-artista do artista-docente: Seminário Dança Teatro Educação. Fortaleza: Expressão, 2012. p. 32-49.

TIBOL, Raquel. Frida Kahlo en su luz más íntima. Ciudad de México: Lumen, 2005. 261 p.

______. Frida Kahlo an open life. United States of America: Editorial Oasis, 1993.

______. Frida Kahlo: crónica, testimonios y aproximaciones. México D. F.: Ediciones de Cultura Popular, 1977.

ZAMORA, Martha. Frida: el pincel de la angustia. Ciudad de México: Preprensa Digital, 2015. 409 p.

ZAVALA, Magdalena. Una complicidad eterna. In: REYES, María Dolores; ZAVALA, Magdalena. (Coord.). Frida Maestra: un reencuentro con los Fridos. Ciudad de México: Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo, 2005. p. 25-53.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Berte, O. S. (2018). A professora Frida Kahlo: cores para uma (est)ética da docência. Revista Digital Do LAV, 11(1), 054–082. https://doi.org/10.5902/1983734831479