ONLY THE ARTS SAVE US!!!!! – the many infants that there are in us –

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734866693

Keywords:

arts, images, sounds, 'cineconversations', childhood.

Abstract

The present article results from studies with daily life as possible 'space-times' for diverse encounters with the arts, enabling narratives, affections and creations from the many educational networks that we form and that form us. The networks of 'practical-theories' of the creation and use of the arts make us understand the many 'inside-outside' of schools, helping us to understand the ways in which the necessary 'knowledge-meanings' are created in everyday life, whether in this pandemic period or not, in real or virtual schools. Memories in contact with the cinema bring us an understanding of the very different childhoods produced in the world. When we understand the 'cineconversations' as a methodology and central locus of the research processes in our group, we aim to think about the multiple narrative memories produced by 'see-hear-feel-think' with the films as provoking feelings and sensations and the possibility of being close to the 'do-know' and narratives of all 'thinking practitioners' of the research.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nilda Guimarães Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora titular na Faculdade de Educação/UERJ e Faculdade de Educação/UFF (aposentada em ambas). Atualmente, é Pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã) e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo). Ex-presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), da ABdC (Associação Brasileira de Currículo) e da ASDUERJ (Associação dos Docentes da UERJ). Organizadora de livros, séries e coleções, com artigos publicados no Brasil e no exterior. Fundadora, em 2001, e coordenadora, até 2014, do Laboratório Educação e Imagem/ProPEd/UERJ (www.lab-eduimagem.pro.br), no qual continua atuando. Trabalha em pesquisas com os cotidianos, articulando currículos, redes educativas, imagens, sons e formação de docentes.

Júlia da Silva Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda no curso de Letras - Inglês/Literaturas e integrante com IC-bolsaCNPQ no GrPesc “Currículos cotidianos: redes educativas, imagens e sons.

Rafaela Rodrigues Conceição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu/ FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PGEduc/UFRRJ) 2013. Graduada em Pedagogia Plena pelo Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - IM/UFRRJ (2010) Integrante do Laboratório Educação e  Imagem/ProPEd/UERJ e do GrPesq Currículos cotidianos: redes educativas, imagens e sons e ambos coordenado pela Prof. Dra. Nilda Alves. Atualmente é professora substituta nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I do Colégio Pedro II-CP2.

Talita Malheiros Gregorio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação - ProPED / UERJ (2021), na linha de pesquisa "Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais". Integrante do Grupo de Pesquisa "Currículos Cotidianos: redes educativas, imagens e sons", coordenado pela Profª. Nilda Alves. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela UFF (2016) e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB (2012). Licenciada em Educação Artística, com habilitação em História da Arte, pela UERJ (2004). Atualmente é professora de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

References

ALVES, N.; CALDAS, A. N.; BRANDÃO, R. Formação de professores com filmes: os clichês como formadores de docentes e indicadores dos múltiplos caminhos da centralização curricular. Revista e-Curriculum. São Paulo: Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP, v.13, n.04, 2015.

ALVES, N.; CALDAS, A. N.; CHAGAS, C. C.; MENDONÇA, R. Imagens, sons e narrativas: criar conhecimentos e formar docentes. Revista Educação em foco. Juiz de Fora/MG, v. 25, n. 2, jan/abr 2020.

ALVES, N. Sobre as redes educativas que formamos e que nos formam. In ALVES, N. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas – memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019: 115-134.

GONÇALVES, C. B. V.; DELBONI, T. M. Z. G. F. As dobras produzidas com as fabuloinvenções das crianças nas aulas-acontecimentos. Revista Teias - Seção Temática Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença. V. 21, n. 63, out./dez. 2020:340-354.

LASZLO, E. A Plenitude do cosmos: a revolução akashica na ciência e na consciência humana. Rio de Janeiro: Cultrix, 2018.

LENT, Roberto. Seu bebê chora em que língua. Ciência Hoje. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <https://cienciahoje.org.br/coluna/seu-bebe-chora-em-que-lingua/>.

MACHADO, M. F.; MORAIS, M.; TOJA, N. Cineconversas ́- criando currículos com filmes de migração. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación. A. 16, V. 1, n. 15, 2020.

MENDONÇA, R. H.; Santos, J. R.; TOJA, N.; MORAIS, M. “Cineconversas” e fabulações curriculantes: o uso de filmes e a potência das conversas como metodologia de pesquisa em educação. Revista e-Curriculum. V. 18 n.4, 2020.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. São Paulo: EdUNESP, 1991.

SILVA BRANDÃO, R.; MENDONÇA, R. H.; PAPINI, R. Memórias de professoras: tecendo ‘cineconversas’ com o incrível exército de Brancaleone. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, 2020.

TESSER, P. Música e imagem. In: FURTADO, B. (Org.). Imagem Contemporânea - cinema, tv, documentários, fotografia, videoarte, games… Volume II. São Paulo, Hedra, 2009.

FILME

NUNCA DEIXE DE LEMBRAR. Direção: Florian Henckel von Donnersmarck. Colorido, 188 min, 2018.

Published

2021-08-30

How to Cite

Guimarães Alves, N., da Silva Lima, J., Rodrigues Conceição, R., & Malheiros Gregorio, T. (2021). ONLY THE ARTS SAVE US!!!!! – the many infants that there are in us –. Revista Digital Do LAV, 14(2), 158–172. https://doi.org/10.5902/1983734866693