SÓ AS ARTES NOS SALVAM!!!!! – as tantas crianças que há em nós –

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734866693

Mots-clés :

artes, imagens, sons, ‘cineconversas’, infâncias.

Résumé

O presente artigo resulta dos estudos com os cotidianos, como ‘espaçostempos’ possíveis para encontros diversos com as artes, possibilitando narrativas, afetos e criações a partir das muitas redes educativas que formamos e que nos formam. As redes de ‘práticasteorias’ da criação e uso das artes nos faz compreender os tantos ‘dentrofora’ das escolas, nos ajudando a perceber os modos como são criados os ‘conhecimentossignificações’ necessários ao viver cotidiano, seja neste período pandêmico ou não, nas escolas reais ou virtuais. As memórias em contato com o cinema nos trazem a compreensão dessas infâncias tão diferentes produzidas no mundo. Ao entendermos as ‘cineconversas’ como metodologia e lócus central dos processos de pesquisa em nosso grupo, objetivamos pensar as múltiplas memórias-narrativas produzidas ao ‘verouvirsentirpensar’ o processo dialógico com os filmes como provocadores de sentimentos e sensações e possibilidade de estar perto dos ‘fazeressaberes’ e narrativas de todos os ‘praticantespensantes’ das pesquisas.

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Nilda Guimarães Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora titular na Faculdade de Educação/UERJ e Faculdade de Educação/UFF (aposentada em ambas). Atualmente, é Pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã) e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo). Ex-presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), da ABdC (Associação Brasileira de Currículo) e da ASDUERJ (Associação dos Docentes da UERJ). Organizadora de livros, séries e coleções, com artigos publicados no Brasil e no exterior. Fundadora, em 2001, e coordenadora, até 2014, do Laboratório Educação e Imagem/ProPEd/UERJ (www.lab-eduimagem.pro.br), no qual continua atuando. Trabalha em pesquisas com os cotidianos, articulando currículos, redes educativas, imagens, sons e formação de docentes.

Júlia da Silva Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda no curso de Letras - Inglês/Literaturas e integrante com IC-bolsaCNPQ no GrPesc “Currículos cotidianos: redes educativas, imagens e sons.

Rafaela Rodrigues Conceição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu/ FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PGEduc/UFRRJ) 2013. Graduada em Pedagogia Plena pelo Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - IM/UFRRJ (2010) Integrante do Laboratório Educação e  Imagem/ProPEd/UERJ e do GrPesq Currículos cotidianos: redes educativas, imagens e sons e ambos coordenado pela Prof. Dra. Nilda Alves. Atualmente é professora substituta nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I do Colégio Pedro II-CP2.

Talita Malheiros Gregorio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação - ProPED / UERJ (2021), na linha de pesquisa "Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais". Integrante do Grupo de Pesquisa "Currículos Cotidianos: redes educativas, imagens e sons", coordenado pela Profª. Nilda Alves. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela UFF (2016) e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB (2012). Licenciada em Educação Artística, com habilitação em História da Arte, pela UERJ (2004). Atualmente é professora de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

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FILME

NUNCA DEIXE DE LEMBRAR. Direção: Florian Henckel von Donnersmarck. Colorido, 188 min, 2018.

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Publié-e

2021-08-30

Comment citer

Guimarães Alves, N., da Silva Lima, J., Rodrigues Conceição, R., & Malheiros Gregorio, T. (2021). SÓ AS ARTES NOS SALVAM!!!!! – as tantas crianças que há em nós –. Revista Digital Do LAV, 14(2), 158–172. https://doi.org/10.5902/1983734866693