A perspectiva da invenção numa pesquisa em educação: processos e aprendizagens de um pesquisar-inventivo

Autores

  • Alice Copetti Dalmaso

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734815113

Palavras-chave:

Invenção, Problematização, Pesquisa em educação, Aprendizagem, Processualidade

Resumo

Estes escritos compõem a trajetória de um encontro entre uma pesquisa em educação e a temática da invenção, de Virgínia Kastrup. Trata de percorrer o processo dessa pesquisa e a relação da invenção, os processos de subjetivação e a formação de professores. A perspectiva cognitiva da invenção é a da invenção de problemas e implica um constante movimento de problematização, de afetar-se pela novidade e pela surpresa, potencializando-se na possibilidade e capacidade do vivo de problematizar, de eliminar o determinismo que a recognição impõe. Com base nisso, encontros com futuros professores foram pensados dentro de um espaço formativo: provocações, colocações de problemas, forças que permitissem rupturas recognitivas, afecção, estranhamento ao que chegava de diferencial e problemático. Uma pesquisa que se fez num movimento incessante de idas e vindas, no próprio processo de aprender outro campo de possibilidades de pensar, de criar, de sentir, e de viver.

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Biografia do Autor

Alice Copetti Dalmaso

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação pela mesma instituição

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Dalmaso, A. C. (2014). A perspectiva da invenção numa pesquisa em educação: processos e aprendizagens de um pesquisar-inventivo. Revista Digital Do LAV, 7(2), 005–029. https://doi.org/10.5902/1983734815113