O Teste de Habilidade Específica enquanto cerceador do acesso à licenciatura em Artes Visuais: Um estudo de caso na UFRR

Autores

  • Vinícius Luge
  • Ivete Souza da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373489047

Palavras-chave:

Artes Visuais, Formação de Professores, Teste de Habilidade Específica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir nas ações de acesso nos cursos de graduação de uma maneira geral, e nos cursos de formação de professores de Artes Visuais, de forma específica, realizando um estudo de caso (MAZZOTI, 2006) sobre a experiência de seleção de novos acadêmicos na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Na referida universidade. o Teste de Habilidade Específica, em vias de extinção, é a segunda etapa de seleção para entrada de novos estudantes, em que avalia-se os conhecimentos básicos do campo das Artes Visuais. No texto, defenderemos que tal teste não só criou barreiras de acesso via Sistema de Seleção Unificada (SISU), como também reforçou os discursos ideológicos do "talento" e do "dom" (MÉSZÀROS, 2006).

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Biografia do Autor

Vinícius Luge

Formado em Desenho e Plástica - Licenciatura Plena e em Artes Visuais - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Roraima, estando Coordenador do Curso de Artes Visuais - Licenciatura Plena.

Ivete Souza da Silva

É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UFSM (2010). Foi professora Temporária da Universidade Federal de Santa Maria. Hoje é Coordenadora do Curso de Pedagogia da Estácio/Atual, na cidade de Boa Vista, estado de Roraima.

Referências

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Publicado

2013-09-23

Como Citar

Luge, V., & Silva, I. S. da. (2013). O Teste de Habilidade Específica enquanto cerceador do acesso à licenciatura em Artes Visuais: Um estudo de caso na UFRR. Revista Digital Do LAV, (11), 221–231. https://doi.org/10.5902/198373489047